Os docentes trazem saberes oriundos ao longo de suas vidas, das suas experiências pessoais e profissionais e dos momentos de interação com seus pares. Um aprender proposto por diferentes olhares e formas de olhar, apreciar e se envolver com o mundo é apresentado nesta pesquisa, que afirma que mediar não é impor ideias, mas estimular a visão do educando. Trazemos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico abordando saberes com enfoque na arte. Autores relacionados ao tema saberes como Tardif (2012) e Charlot (2000) e que abordam o tema mediação como Martins (2005, 2014) compõem parte da trama teórica que apresentamos nessa pesquisa. Para que o ensino e aprendizagem se efetive, o docente precisa estar provocado por um ensino mediador que vai além do fazer, que prevaleça, também, a reflexão e a sensibilidade. Um grande desafio, portanto, faz-se presente nos momentos de mediação, porém essas experiências podem permitir tocar os sujeitos envolvidos, resultando na humanização por meio dos sentidos e que anseie uma sociedade mais humana, mediada, também, pelo saber em arte no contexto escolar.