Resumo: Neste trabalho apresentaremos atividades desenvolvidas em sala de aula através de sequência didática com leituras e produções textuais no ensino de língua portuguesa no período do Estágio Supervisionado IV os quais levaram os alunos a produzirem textos levando em consideração os gêneros apresentados as em sala de aula contribuindo para a formação leitora dos mesmos. Estas atividades contribuíram também para desenvolvermos com os alunos a prática da leitura e a produção textual que envolveu mais de um tipo de gênero textual. Com as inovações tecnológicas, no decorrer do tempo, os gêneros textuais mudaram e com eles a linguagem também passou por mudanças devido às necessidades sócio-históricas dos usuários da língua que buscam acompanhar o ritmo de aceleração do mundo globalizado. Dolz e Schneuwly (2004) foram os primeiros a propor que o ensino fundamentado em gêneros textuais seja desenvolvido por meio de progressões e sequências didáticas. O desafio dos educadores de hoje consiste justamente levar para a sala de aula leituras dos mais diversos gêneros para serem apresentados e trabalhados com seus alunos essa realidade, fazendo com que a escola cumpra com seu objetivo que é sair um pouco daquele ensino mecanizado baseado na gramática normativa partindo para uma aprendizagem mais eficiente que contribua na formação de cidadãos que estejam aptos a conquistar seus direitos sociais e políticos. Os resultados foram positivos porque além da leitura e escrita desenvolvemos a formação do jovem leitor enquanto crítico de uma sociedade em que está inserido, mas insastifeito com a realidade que o cerca.