Este artigo tem o objetivo de compreender como se dá a constituição do processo de leitura e escrita, tendo como mediador a internet na formação de um sujeito leitor e escritor, amparados por este universo hipertextual. Para tanto, a metodologia utilizada neste artigo será uma pesquisa bibliográfica, através do levantamento e análise de materiais já elaborados, impulsionados pelo questionamento de como a pesquisa escolar está sendo realizada nas escolas, com o advento das novas tecnologias. O que se percebe é que as novas tecnologias influenciaram também o universo da pesquisa na e para escola. Professores temerosos com o bombardeio de informações disponibilizados pela web temem utilizar o recurso, muitas vezes por falta de domínio da ferramenta. Percebe-se que a pesquisa na escola continua arraigada a práticas tradicionalistas que a reduzem a uma atividade de preenchimento de aula ou com valor avaliativo, sem quaisquer contribuições para o desenvolvimento do senso crítico e do desenvolvimento das capacidades leitoras dos alunos. A pesquisa na escola deve ser compreendida como uma oportunidade de produção de conhecimento do aluno sendo o professor mediador deste processo de ensino-aprendizagem. As contribuições teóricas utilizadas foram BARTHES (1968), BAGNO (2005), CUSTÓDIO (2013), LIMA; GRANDE (2013), SANTOS (2005), DEMO (2007), ROJO (2015), VANSLYKE (2003),VIEIRA (2005).