No atual contexto pós-moderno vivenciamos, entre outras, uma crise de identidade científica e a procura por respostas mediante outros caminhos. Sem o vínculo inflexível dos antigos dogmas, não há prisão em modelos a seguir e os sujeitos se tornam donos de si e de suas escolhas. Neste novo cenário de queda de paradigmas, testemunhamos a crise do Ensino Religioso em sua necessidade de reconstrução/ressignificação. É sobre esta nova realidade pós LDB, da busca por um Ensino Religioso livre de proselitismo, que justificamos esta pesquisa que está sendo desenvolvida a partir da realidade observada em escolas públicas estaduais de João Pessoa-PB. O estudo está sendo baseado nas entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio, aplicadas aos colaboradores de quatro escolas da região central de João Pessoa (01 diretor, 01 professor de ER e 02 aluno do 9º ano do ensino fundamental de cada escola), na análise das diretrizes estaduais sobre o componente curricular em questão e na observação do ambiente escolar. Nosso maior questionamento a ser respondido, com a análise dos dados, é se, com as diretrizes da LDB 9.394/96 e as alterações feitas em 1997, uma nova identidade formativa vem sendo instituída ao ER nas escolas estaduais da capital paraibana. Em caso afirmativo, como essa atual proposta tem sido capaz de orientar os alunos para o respeito e tolerância frente às diferenças religiosas do outro? Para isso, estamos nos fundamentando na linha de Análise do Discurso francesa (Michel Pêcheux) associada à Teoria do Discurso pós-estruturalista (Ernesto Laclau) e nos estudos da crise de identidade na pós-modernidade (Stuart Hall). As primeiras impressões indicam um esforço dos agentes escolares questionados em construir uma nova realidade laica, mas ainda emergem discursos de natureza cristã nas falas. Os entrevistados alegam não haver situações de intolerância religiosa no ambiente escolar, mas afirmam que nem sempre a disciplina consegue a unidade das turmas tendo em vista a negação de alguns alunos quanto a nova metodologia adotada.