RESUMO
O presente artigo foi desenvolvido para refletir como a ludicidade pode intervir no aprendizado da criança, desenvolvendo seus saberes com criatividade e desempenho, pretende enfocar no processo, questões acerca do resgate do lúdico no processo educativo infantil, proporcionando a importância do lúdico como uma metodologia que possibilita mais eficácia no processo ensino aprendizagem., cujo objetivo foi refletir sobre as contribuições da ludicidade nas práticas educacionais visando identificar o lúdico como estratégias de aprendizagem e que através do lúdico a criança aprende brincando. O resultado desse estudo demonstrou que a escola pesquisada valoriza a ludicidade e a toma como necessário para a aprendizagem da criança. Pude concluir a partir da análise das repostas dos sujeitos da pesquisa, que ficou nítida a valorização dessas atividades, tanto da parte da coordenadora, como da professora. No entanto, ressalta-se que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades. É o professor quem deve conduzir o aluno e as atividades a serem realizadas. A ludicidade permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores como: capacitação dos profissionais envolvidos, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança.