Tendo em vista que a escola é um espaço onde ocorrem diversos processos frente à dinâmica de ensino-aprendizagem, é notória a missão desta de formar seus indivíduos não somente na dimensão cognitiva, mas também nas dimensões afetiva, moral e ética, entre outras. Diante dessa gama de possibilidades que a escola abarca em si, foi realizado um estágio na E.M.E.I.E.F. José Leite Rolim, vinculada à rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, com o intuito de observar, em locus, a realidade de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, bem como os processos educacionais existentes naquele ambiente. Portanto, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência obtido através do estágio supracitado, por meio de uma abordagem qualitativa, que consistiu em visitas planejadas à referida escola, entre os dias 08 de abril e 07 de maio do ano em curso, perfazendo uma carga horária total de 32 horas e objetivando uma melhor compreensão acerca da dinâmica de sala de aula e os processos que nela ocorrem. Pontos como afetividade na relação professora-aluno, rotina de sala de aula, materiais e métodos utilizados, foram levados em consideração nas observações feitas durante o estágio, seguindo um caráter sistemático, sendo que nenhuma interferência foi feita por parte do observador, atendendo aos requisitos estabelecidos nas orientações recebidas. Por fim, foi realizada uma ação final com a turma observada, como devolutiva à escola em virtude do fechamento do estágio.