As dificuldades de aprendizagem são problemas neurológicos prejudiciais às capacidades mentais do indivíduo e são frequentemente identificadas entre os estudantes, trazendo consequências tanto internas quanto externas ao sujeito que apresenta alguma dificuldade. O maior desafio encontrado pela criança acometida por alguma dificuldade de aprendizagem está relacionado à aquisição de conhecimento, e o baixo desempenho escolar, assim como alguns comportamentos característicos emitidos pelo sujeito que vem apresentando dificuldades em seu processo de ensino/aprendizagem, permite que tal dificuldade seja identificada para que a partir daí ele possa ser encaminhado a um atendimento mais específico com diversos profissionais, entre eles, o Psicólogo. Tendo em vista a Psicologia Escolar/Educacional como uma especialidade que insere o profissional Psicólogo no contexto escolar, bem como as diversas funções a serem exercidas por ele, objetivamos através de uma revisão de literatura, trazer os principais conceitos acerca das dificuldades de aprendizagem, o papel do Psicólogo Escolar no contexto escolar/educacional e suas práticas diante do sujeito que vem apresentando alguma dificuldade na aprendizagem, destacando desde sua atuação e intervenções enquanto profissional inserido na escola, até seu papel diante da criança que vem sendo prejudicada devido a alguma dificuldade na obtenção de conhecimento, levando em conta não só a criança, mas trabalhando em conjunto com todos os que formam o contexto educacional a fim de garantir o bem estar do sujeito com dificuldade de aprendizagem, bem como do ambiente escolar do qual ele está inserido.