O presente trabalho tem a finalidade de mostrar, através de uma análise, o modelo de gestão escolar colocado em prática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Antônio Mariz, localizada na cidade de João Pessoa. Tal necessidade surgiu da própria legislação educacional brasileira atual, que endossa a necessidade de implantação deste modelo de gestão escolar. Deste modo, as tentativas de analisar os esforços no sentido de se construir uma gestão escolar verdadeiramente democrática, cuja proposta pedagógica esteja voltada para a educação cidadã e inclusiva de crianças e adolescentes, compõem o principal ingrediente deste texto. A partir de um pacto com a comunidade e através da realização de uma série de parcerias com diversas instituições públicas e privadas, tem sido desenvolvido um conjunto de ações com o objetivo de se implementar um modelo de gestão escolar, sustentado na participação de todos os atores que compõem a comunidade escolar, cujo objetivo maior é a construção de uma proposta de ensino com vistas à inclusão social e a construção da cidadania de nosso público escolar, composto, essencialmente, por crianças e adolescentes.