ESTRATEGIAS PARA MINIMIZAR A OCORRÊNCIA DO APAGAMENTO DO FONEMA /R/ NO FINAL DE VERBOS NO INFINITIVO PRESENTE NA ESCRITA DE ALUNOS DO 7º ANO DA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CARLOS EM CARAÚBAS/RN.
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Quais atividades podem ser desenvolvidas de modo a colaborar com a melhor utilização do fonema /r/ na escrita dos alunos do 7º ano? O que ocasiona o apagamento do fonema /r/ na escrita dos alunos do 7º ano? Como podemos solucionar o problema do apagamento do fonema /r/? Diante de tais questões, faz-se necessário propor estratégias para solucionar a ocorrência do apagamento do fonema /r/ na escrita dos alunos do 7º ano da Escola Estadual Antônio Carlos. E de forma específica, pretende-se investigar a existência do apagamento do fonema /r/ e sua recorrência, além de orientar os alunos na proposição de atividades que minimizem a ocorrência do apagamento do fonema /r/ e também incentivar os alunos a descobrirem através de atividades lúdicas a forma correta de escrever o verbo no infinitivo. O projeto utilizar-se-á dos métodos da pesquisa-ação, visto que, haverá um entrelaçamento pesquisador, pesquisados e metodologia utilizada. As atividades interventivas ocorrerão simultaneamente ao período de pesquisa. De início, serão utilizados os próprios textos dos alunos do 7º ano, suas construções e ideias escritas serão analisadas durante o período inicial de execução do trabalho, em seguida, após a identificação da ocorrência do fenômeno do apagamento do fonema /r/, a parte teórica, que explica a ocorrência do apagamento será exposta, através de atividades lúdicas que serão propostas para facilitar a aprendizagem e fixação do conteúdo. O período de duração será de um semestre, as atividades serão desenvolvidas em sala de aula, na biblioteca escolar e sala de informática, ao final, espera-se que os alunos consigam elaborar um jogo educativo que ajude outros estudantes a solucionar este problema que existe em praticamente todas as séries do Ensino Fundamental e em praticamente todo o território nacional. 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