Ao corrigir tarefas de casa, produções textuais, avaliações, algo sempre despertou curiosidade e inquietação, o fato de que, a grande maioria dos alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Antônio Carlos, recorrentemente escrevia os verbos no infinitivo com a ausência do fonema /r/ e tal constatação tornava-se mais veemente quando os mesmos escreviam seus próprios textos, emitiam suas próprias opiniões. O que torna mais preocupante a análise é a continuidade do problema, visto que, os alunos que não conseguem corrigir esta falha, chegam ao ensino médio e universidade escrevendo com a subtração do fonema em questão, não só os verbos mas, outros vocábulos. Assim, é perceptível a necessidade de buscar/propor estratégias que colaborem para a correção deste apagamento. De que forma podemos minimizar a ocorrência do apagamento do fonema /r/ na escrita de verbos no infinitivo? Quais atividades podem ser desenvolvidas de modo a colaborar com a melhor utilização do fonema /r/ na escrita dos alunos do 7º ano? O que ocasiona o apagamento do fonema /r/ na escrita dos alunos do 7º ano? Como podemos solucionar o problema do apagamento do fonema /r/? Diante de tais questões, faz-se necessário propor estratégias para solucionar a ocorrência do apagamento do fonema /r/ na escrita dos alunos do 7º ano da Escola Estadual Antônio Carlos. E de forma específica, pretende-se investigar a existência do apagamento do fonema /r/ e sua recorrência, além de orientar os alunos na proposição de atividades que minimizem a ocorrência do apagamento do fonema /r/ e também incentivar os alunos a descobrirem através de atividades lúdicas a forma correta de escrever o verbo no infinitivo. O projeto utilizar-se-á dos métodos da pesquisa-ação, visto que, haverá um entrelaçamento pesquisador, pesquisados e metodologia utilizada. As atividades interventivas ocorrerão simultaneamente ao período de pesquisa. De início, serão utilizados os próprios textos dos alunos do 7º ano, suas construções e ideias escritas serão analisadas durante o período inicial de execução do trabalho, em seguida, após a identificação da ocorrência do fenômeno do apagamento do fonema /r/, a parte teórica, que explica a ocorrência do apagamento será exposta, através de atividades lúdicas que serão propostas para facilitar a aprendizagem e fixação do conteúdo. O período de duração será de um semestre, as atividades serão desenvolvidas em sala de aula, na biblioteca escolar e sala de informática, ao final, espera-se que os alunos consigam elaborar um jogo educativo que ajude outros estudantes a solucionar este problema que existe em praticamente todas as séries do Ensino Fundamental e em praticamente todo o território nacional. É notória a presença constante do apagamento do rótico no final de palavras da língua portuguesa, e tal questão, não é peculiar somente a lugares pouco desenvolvidos, cidades, zonas rurais, regiões metropolitanas, todas indistintamente possuem com grande evidência no falar/escrever de seus moradores tal fenômeno fonológico, embora a maior parte dos estudos confirme a relação entre apagamento e escolaridade baixa.