FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16088 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 1324 "titulo" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "O presente estudo apresenta o impacto que a disciplina de Fundamentos da Educação teve para futuros professores de geografia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN, do Campus Pau dos Ferros, alto oeste potiguar. Trata-se de uma resenha teórica, cujo corpus teórico é formado por Bruner (2001), Barbosa (2014), Cury (2013), Duarte (2004), Freire (1996), Marconi e Lakatos (2010). Pretendemos através desse trabalho abordar os modos de pensamento Científico e Narrativo, estudados por Bruner e Barbosa e, que explicam como o estudante universitário se apropria do saber disciplinar, inerente ao curso. Em contrapartida como se dá a docência universitária dos dias atuais, onde o professor professa uma única verdade. Enquanto, os estudantes vivem em ambientes sociais hiperestimulado, a instituição formadora dos futuros professores é estática e, não considera adequado os comportamentos dos estudantes - que transitam entre esses dois modos de pensamento - e, por este motivo considera-os inadequados para o ambiente acadêmico. Estes são os resultados prévios encontrados por nós, após as leituras e as provocações dos encontros da disciplina em tela. Este estudo nos leva a refletir, enquanto futuros educadores, que tanto a escola, mas, principalmente a universidade, insiste em cristalizar os comportamentos dos sujeitos que dentro de seus muros estão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "MODOS DE PENSAMENTO, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, AMBIENTES HIPERESTIMULADOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID1324_04082015221602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CIDA BARBOSA" "autor_email" => "cidaufpe@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16088 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 1324 "titulo" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "O presente estudo apresenta o impacto que a disciplina de Fundamentos da Educação teve para futuros professores de geografia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN, do Campus Pau dos Ferros, alto oeste potiguar. Trata-se de uma resenha teórica, cujo corpus teórico é formado por Bruner (2001), Barbosa (2014), Cury (2013), Duarte (2004), Freire (1996), Marconi e Lakatos (2010). Pretendemos através desse trabalho abordar os modos de pensamento Científico e Narrativo, estudados por Bruner e Barbosa e, que explicam como o estudante universitário se apropria do saber disciplinar, inerente ao curso. Em contrapartida como se dá a docência universitária dos dias atuais, onde o professor professa uma única verdade. Enquanto, os estudantes vivem em ambientes sociais hiperestimulado, a instituição formadora dos futuros professores é estática e, não considera adequado os comportamentos dos estudantes - que transitam entre esses dois modos de pensamento - e, por este motivo considera-os inadequados para o ambiente acadêmico. Estes são os resultados prévios encontrados por nós, após as leituras e as provocações dos encontros da disciplina em tela. Este estudo nos leva a refletir, enquanto futuros educadores, que tanto a escola, mas, principalmente a universidade, insiste em cristalizar os comportamentos dos sujeitos que dentro de seus muros estão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "MODOS DE PENSAMENTO, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, AMBIENTES HIPERESTIMULADOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID1324_04082015221602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA GOMES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CIDA BARBOSA" "autor_email" => "cidaufpe@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }