Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EMUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO PARFOR

Palavra-chaves: TRABALHO PARA O CONEDU, TRABALHO PARA O CONEDU, TRABALHO PARA O CONEDU Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17023
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1093
    "inscrito_id" => 626
    "titulo" => "UM ESTUDO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EMUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO PARFOR"
    "resumo" => """
      Resumo: Tradicionalmente, o ensino de Física é voltado ainda para o mecanicismo, desenvolvendo acúmulo de informações e habilidades operacionais do formalismo matemático e outros modos. Isso gera dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos científicos da física, o que leva a maioria dos alunos a não se identificar com a mesma, fazendo desabafos negativos. Já com relação ao laboratório didático de física no Brasil, esse viveu um estado de dormência. No entanto, através de projetos diversos, o laboratório didático volta a ser evidenciado, com novas propostas metodológicas, equipamentos, montagens etc. Diante desses motivos e na forma de se ensinar e aprender, pensamos em um trabalho para avaliar a questão dos laboratórios didáticos nos cursos de Licenciatura em Física do PARFOR. Com isso surgiu a seguinte problemática: Quais as contribuições dos componentes curriculares referentes aos laboratórios em um curso de Licenciatura em Física oferecido pelo PARFOR na formação dos professores de física? Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a física, devido à falta de profissionais. Sendo assim nosso objetivo foi apresentar alguns aspectos teóricos sobre o ensino dos laboratórios didáticos em um curso de Licenciatura em Física do PARFOR. O curso analisado foi o curso de Licenciatura em Física do PARFOR-IFMA. Optamos por esse curso devido ao fato da nossa vivencia neste curso como professores. Quanto à abordagem metodológica optamos pela pesquisa documental. Dessa forma podemos afirmar diante dos ementários,no Projeto Político Pedagógico, o professor pode optar por atividades experimentais em que o aluno possa atuar de forma, realmente, ativa.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chave:Laboratório didático, PARFOR, Curso de Licenciatura em Física.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TRABALHO PARA O CONEDU, TRABALHO PARA O CONEDU, TRABALHO PARA O CONEDU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID626_28082015142235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO PESSOA ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "FABIO ALENCAR"
    "autor_email" => "fabio.alencar@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIENCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17023
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1093
    "inscrito_id" => 626
    "titulo" => "UM ESTUDO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EMUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO PARFOR"
    "resumo" => """
      Resumo: Tradicionalmente, o ensino de Física é voltado ainda para o mecanicismo, desenvolvendo acúmulo de informações e habilidades operacionais do formalismo matemático e outros modos. Isso gera dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos científicos da física, o que leva a maioria dos alunos a não se identificar com a mesma, fazendo desabafos negativos. Já com relação ao laboratório didático de física no Brasil, esse viveu um estado de dormência. No entanto, através de projetos diversos, o laboratório didático volta a ser evidenciado, com novas propostas metodológicas, equipamentos, montagens etc. Diante desses motivos e na forma de se ensinar e aprender, pensamos em um trabalho para avaliar a questão dos laboratórios didáticos nos cursos de Licenciatura em Física do PARFOR. Com isso surgiu a seguinte problemática: Quais as contribuições dos componentes curriculares referentes aos laboratórios em um curso de Licenciatura em Física oferecido pelo PARFOR na formação dos professores de física? Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a física, devido à falta de profissionais. Sendo assim nosso objetivo foi apresentar alguns aspectos teóricos sobre o ensino dos laboratórios didáticos em um curso de Licenciatura em Física do PARFOR. O curso analisado foi o curso de Licenciatura em Física do PARFOR-IFMA. Optamos por esse curso devido ao fato da nossa vivencia neste curso como professores. Quanto à abordagem metodológica optamos pela pesquisa documental. Dessa forma podemos afirmar diante dos ementários,no Projeto Político Pedagógico, o professor pode optar por atividades experimentais em que o aluno possa atuar de forma, realmente, ativa.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chave:Laboratório didático, PARFOR, Curso de Licenciatura em Física.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TRABALHO PARA O CONEDU, TRABALHO PARA O CONEDU, TRABALHO PARA O CONEDU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID626_28082015142235.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO PESSOA ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "FABIO ALENCAR"
    "autor_email" => "fabio.alencar@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIENCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo: Tradicionalmente, o ensino de Física é voltado ainda para o mecanicismo, desenvolvendo acúmulo de informações e habilidades operacionais do formalismo matemático e outros modos. Isso gera dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos científicos da física, o que leva a maioria dos alunos a não se identificar com a mesma, fazendo desabafos negativos. Já com relação ao laboratório didático de física no Brasil, esse viveu um estado de dormência. No entanto, através de projetos diversos, o laboratório didático volta a ser evidenciado, com novas propostas metodológicas, equipamentos, montagens etc. Diante desses motivos e na forma de se ensinar e aprender, pensamos em um trabalho para avaliar a questão dos laboratórios didáticos nos cursos de Licenciatura em Física do PARFOR. Com isso surgiu a seguinte problemática: Quais as contribuições dos componentes curriculares referentes aos laboratórios em um curso de Licenciatura em Física oferecido pelo PARFOR na formação dos professores de física? Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a física, devido à falta de profissionais. Sendo assim nosso objetivo foi apresentar alguns aspectos teóricos sobre o ensino dos laboratórios didáticos em um curso de Licenciatura em Física do PARFOR. O curso analisado foi o curso de Licenciatura em Física do PARFOR-IFMA. Optamos por esse curso devido ao fato da nossa vivencia neste curso como professores. Quanto à abordagem metodológica optamos pela pesquisa documental. Dessa forma podemos afirmar diante dos ementários,no Projeto Político Pedagógico, o professor pode optar por atividades experimentais em que o aluno possa atuar de forma, realmente, ativa. Palavras-Chave:Laboratório didático, PARFOR, Curso de Licenciatura em Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.