SILVA, Ana Paula Olegário Da. O papel do educador na era da internet. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16495>. Acesso em: 23/11/2024 02:01
Esse artigo apresenta dados de um estudo que objetivou analisar as práticas metodológicas do professor de Língua Portuguesa nas aulas de produção textual e refletir os desafios da escola diante da inclusão digital propiciada pelo uso do computador e da internet, que surgem como um novo cenário para o processo de ensino aprendizagem, bem como a relevância da inserção dessas tecnologias nas práticas pedagógicas. O uso das tecnologias da informação e comunicação expandiu-se no país, sobretudo nas últimas décadas, surgindo a necessidade do educador adequar-se à esfera virtual como possibilidade de inovação e inserção delas nos processos de ensino e aprendizagem. A intensificação dos hábitos digitais, a facilidade e a rápida interação cibernética exigem novas práticas pedagógicas, sendo assim, a falta de acesso às novas tecnologias é um dos problemas enfrentados para a inclusão digital. Adotamos como aporte teórico as proposições de estudiosos como: Santaella (2010);Gadotti(2000); Gatti (2013); Kensky (2008);Santos(2002); Gil (2002);Xavier (2002);Barros(2000);Freire (2011); Lima (2004) e Germano(2011). Como resultados, observou-se a possibilidade de utilizar o grupo do Facebook como instrumento pedagógico para desenvolver a produção escrita e incluir o letramento digital no espaço escolar. Palavras – chave: Letramento digital. Metodologias. Formação do educador.