Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA INTERNET

Palavra-chaves: LETRAMENTO DIGITAL, METODOLOGIAS, FORMAÇÃO DO EDUCADOR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16495
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1638
    "inscrito_id" => 10
    "titulo" => "O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA INTERNET"
    "resumo" => """
      Esse artigo apresenta dados de um estudo que objetivou analisar as práticas metodológicas do professor de Língua Portuguesa nas aulas de produção textual e refletir os desafios da escola diante da inclusão digital propiciada pelo uso do computador e da internet, que surgem como um novo cenário para o processo de ensino aprendizagem, bem como a relevância da inserção dessas tecnologias nas práticas pedagógicas. O uso das tecnologias da informação e comunicação expandiu-se no país, sobretudo nas últimas décadas, surgindo a necessidade do educador adequar-se à esfera virtual como possibilidade de inovação e inserção delas nos processos de ensino e aprendizagem. A intensificação dos hábitos digitais, a facilidade e a rápida interação cibernética exigem novas práticas pedagógicas, sendo assim, a falta de acesso às novas tecnologias é um dos problemas enfrentados para a inclusão digital. Adotamos como aporte teórico as proposições de estudiosos como: Santaella (2010);Gadotti(2000); Gatti (2013); Kensky (2008);Santos(2002); Gil (2002);Xavier (2002);Barros(2000);Freire (2011); Lima (2004) e Germano(2011). Como resultados, observou-se a possibilidade de utilizar o grupo do Facebook como instrumento pedagógico para desenvolver a produção escrita e incluir o letramento digital no espaço escolar. \r\n
      Palavras – chave: Letramento digital. Metodologias. Formação do educador.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, METODOLOGIAS, FORMAÇÃO DO EDUCADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID10_07092015221908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA OLEGÁRIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA OLEGÁRIO"
    "autor_email" => "anapaula.olega@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16495
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1638
    "inscrito_id" => 10
    "titulo" => "O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA INTERNET"
    "resumo" => """
      Esse artigo apresenta dados de um estudo que objetivou analisar as práticas metodológicas do professor de Língua Portuguesa nas aulas de produção textual e refletir os desafios da escola diante da inclusão digital propiciada pelo uso do computador e da internet, que surgem como um novo cenário para o processo de ensino aprendizagem, bem como a relevância da inserção dessas tecnologias nas práticas pedagógicas. O uso das tecnologias da informação e comunicação expandiu-se no país, sobretudo nas últimas décadas, surgindo a necessidade do educador adequar-se à esfera virtual como possibilidade de inovação e inserção delas nos processos de ensino e aprendizagem. A intensificação dos hábitos digitais, a facilidade e a rápida interação cibernética exigem novas práticas pedagógicas, sendo assim, a falta de acesso às novas tecnologias é um dos problemas enfrentados para a inclusão digital. Adotamos como aporte teórico as proposições de estudiosos como: Santaella (2010);Gadotti(2000); Gatti (2013); Kensky (2008);Santos(2002); Gil (2002);Xavier (2002);Barros(2000);Freire (2011); Lima (2004) e Germano(2011). Como resultados, observou-se a possibilidade de utilizar o grupo do Facebook como instrumento pedagógico para desenvolver a produção escrita e incluir o letramento digital no espaço escolar. \r\n
      Palavras – chave: Letramento digital. Metodologias. Formação do educador.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, METODOLOGIAS, FORMAÇÃO DO EDUCADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID10_07092015221908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA OLEGÁRIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA OLEGÁRIO"
    "autor_email" => "anapaula.olega@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esse artigo apresenta dados de um estudo que objetivou analisar as práticas metodológicas do professor de Língua Portuguesa nas aulas de produção textual e refletir os desafios da escola diante da inclusão digital propiciada pelo uso do computador e da internet, que surgem como um novo cenário para o processo de ensino aprendizagem, bem como a relevância da inserção dessas tecnologias nas práticas pedagógicas. O uso das tecnologias da informação e comunicação expandiu-se no país, sobretudo nas últimas décadas, surgindo a necessidade do educador adequar-se à esfera virtual como possibilidade de inovação e inserção delas nos processos de ensino e aprendizagem. A intensificação dos hábitos digitais, a facilidade e a rápida interação cibernética exigem novas práticas pedagógicas, sendo assim, a falta de acesso às novas tecnologias é um dos problemas enfrentados para a inclusão digital. Adotamos como aporte teórico as proposições de estudiosos como: Santaella (2010);Gadotti(2000); Gatti (2013); Kensky (2008);Santos(2002); Gil (2002);Xavier (2002);Barros(2000);Freire (2011); Lima (2004) e Germano(2011). Como resultados, observou-se a possibilidade de utilizar o grupo do Facebook como instrumento pedagógico para desenvolver a produção escrita e incluir o letramento digital no espaço escolar. Palavras – chave: Letramento digital. Metodologias. Formação do educador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.