O presente trabalho pretende abordar as fontes de pesquisas, em especial os documentos, como ferramentas facilitadoras no processo ensino-aprendizagem mediadas pelo uso de professores e professoras de história em sala de aula.As fotografias, cartas manuscritas, certidões de nascimentos, jornais, revistas de épocas, diários pessoais, receitas culinárias, dentre outros, são possíveis fontes capazes de dar suporte às aulas, além de atrair a atenção, possivelmente desenvolver resultados satisfatórios e aproximar as produções de conhecimentos históricos à realidade dos educando, pois despertar discussões acerca desse assunto é de extrema importância. Diante disso, para chegarmos a essas conclusões foi necessário o aprofundamento de conhecimentos através de fontes bibliográficas(revistas, artigos e livros) de onde foram extraídas informações, opiniões, citações e conceitos, por meio de uma leitura minuciosamente trabalhada, visando alcançar reflexões sobre as possibilidades no ensino de história e as novas abordagens relacionadas ao uso de documentos para tornar as aulas e os conteúdos mais compreensíveis e consequentemente produtivos.