O presente artigo tem como objetivo apresentar relatos de experiência de acadêmicos de Pedagogia, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2014 no contexto de sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, temos por objetivo apresentar reflexões sobre as experiências de inserção no espaço escolar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, através do programa, considerando a formação inicial docente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo Pesquisa-ação e as análises foram realizadas através da análise do discurso, considerando a construção de categorias a partir das enunciações dos acadêmicos sobre suas experiências na Escola de Educação Básica Paulo Freire. Os resultados mostraram que as atividades envolvendo os gêneros textuais e sua interdisciplinaridade, por meio de aulas dialogadas, expositivas e participativas, desenvolveram a leitura e escrita dos alunos, exigindo dos acadêmicos-bolsistas uma melhor preparação, através de novas leituras acadêmicas, muita pesquisa e troca de experiências com os professores da escola, com o foco na docência, foi uma grande contribuição do programa para nossa formação acadêmica e pessoal, contribuindo também para a formação de professores com grande capacidade de transmitir e produzir conhecimento. Conclui-se que a participação no PIBID contribuiu significativamente para nossa formação, possibilitando o contato direto com o ambiente escolar antes mesmo de finalizarmos o curso, nos dando a oportunidade de refletir sobre a nossa futura profissão. Acreditamos que o PIBID tem apresentado desdobramentos que indicam a possibilidade de melhorias no processo de ensino e aprendizado, contribuindo para a formação dos acadêmicos-bolsistas enquanto seres humanos e como profissionais da educação, cientes do contexto que encontrarão nas salas de aula das escolas, assumindo uma postura investigativa e reflexiva acerca da própria prática docente.