EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A ÓTICA DE ACADEMICOS-BOLSISTAS DO PIBID
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16032 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1738 "inscrito_id" => 7184 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A ÓTICA DE ACADEMICOS-BOLSISTAS DO PIBID" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar relatos de experiência de acadêmicos de Pedagogia, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2014 no contexto de sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, temos por objetivo apresentar reflexões sobre as experiências de inserção no espaço escolar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, através do programa, considerando a formação inicial docente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo Pesquisa-ação e as análises foram realizadas através da análise do discurso, considerando a construção de categorias a partir das enunciações dos acadêmicos sobre suas experiências na Escola de Educação Básica Paulo Freire. Os resultados mostraram que as atividades envolvendo os gêneros textuais e sua interdisciplinaridade, por meio de aulas dialogadas, expositivas e participativas, desenvolveram a leitura e escrita dos alunos, exigindo dos acadêmicos-bolsistas uma melhor preparação, através de novas leituras acadêmicas, muita pesquisa e troca de experiências com os professores da escola, com o foco na docência, foi uma grande contribuição do programa para nossa formação acadêmica e pessoal, contribuindo também para a formação de professores com grande capacidade de transmitir e produzir conhecimento. Conclui-se que a participação no PIBID contribuiu significativamente para nossa formação, possibilitando o contato direto com o ambiente escolar antes mesmo de finalizarmos o curso, nos dando a oportunidade de refletir sobre a nossa futura profissão. Acreditamos que o PIBID tem apresentado desdobramentos que indicam a possibilidade de melhorias no processo de ensino e aprendizado, contribuindo para a formação dos acadêmicos-bolsistas enquanto seres humanos e como profissionais da educação, cientes do contexto que encontrarão nas salas de aula das escolas, assumindo uma postura investigativa e reflexiva acerca da própria prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, PIBID, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID7184_08092015095007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ROMARIO MENDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "romario.mendes61@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16032 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1738 "inscrito_id" => 7184 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A ÓTICA DE ACADEMICOS-BOLSISTAS DO PIBID" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar relatos de experiência de acadêmicos de Pedagogia, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2014 no contexto de sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, temos por objetivo apresentar reflexões sobre as experiências de inserção no espaço escolar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, através do programa, considerando a formação inicial docente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo Pesquisa-ação e as análises foram realizadas através da análise do discurso, considerando a construção de categorias a partir das enunciações dos acadêmicos sobre suas experiências na Escola de Educação Básica Paulo Freire. Os resultados mostraram que as atividades envolvendo os gêneros textuais e sua interdisciplinaridade, por meio de aulas dialogadas, expositivas e participativas, desenvolveram a leitura e escrita dos alunos, exigindo dos acadêmicos-bolsistas uma melhor preparação, através de novas leituras acadêmicas, muita pesquisa e troca de experiências com os professores da escola, com o foco na docência, foi uma grande contribuição do programa para nossa formação acadêmica e pessoal, contribuindo também para a formação de professores com grande capacidade de transmitir e produzir conhecimento. Conclui-se que a participação no PIBID contribuiu significativamente para nossa formação, possibilitando o contato direto com o ambiente escolar antes mesmo de finalizarmos o curso, nos dando a oportunidade de refletir sobre a nossa futura profissão. Acreditamos que o PIBID tem apresentado desdobramentos que indicam a possibilidade de melhorias no processo de ensino e aprendizado, contribuindo para a formação dos acadêmicos-bolsistas enquanto seres humanos e como profissionais da educação, cientes do contexto que encontrarão nas salas de aula das escolas, assumindo uma postura investigativa e reflexiva acerca da própria prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, PIBID, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID7184_08092015095007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ROMARIO MENDES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "romario.mendes61@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }