Sabe-se que na maioria das instituições escolares públicas presenciamos um ensino falho que necessita de reformulações no seu sistema metodológico. Mas em meio ao atual modelo de ensino, também percebemos docentes que buscam desenvolver aulas mais dinamizadas e inovadoras. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvemos um projeto educacional que vise objetivos construtivos e funcionais, ultrapassando os moldes escolares, para que se possa atingir o meio social. Com este artigo objetivamos descrever a funcionalidade do projeto PIBID aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula no semestre 2015.1, a partir do trabalho com a imagem do negro relacionado ao ensino da literatura, em aspectos como a cultura africana e afro-brasileira, as discriminações raciais, e várias outras discussões que envolvam a temática. Também a importância de se trabalhar diversos gêneros envolvendo o contexto social do aluno. Partimos dessa proposta de trabalho pela necessidade de abordar a inclusão social dentro da sala de aula, como foco central a imagem do negro, assunto complexo que dificilmente é debatido nas escolas. Para tanto, utilizaremos como metodologia a descrição e análise da sequência didática, a qual foi o suporte para a aplicação da proposta. Para o desenvolvimento teórico embasamo-nos em pressupostos como as OCEM (2006), PCN (2000), Marcuschi (2003), Trindade (1994), Mendonça (2006), Alves (2012) e outros.