Observando-se estruturas de uma gestão educacional, vamos detectar a existência de várias funções, tanto em nível de sistema como em nível de alguns órgãos, instituições, para a realização do trabalho educativo. Entre essas funções, na realidade da gestão na Secretaria de Educação em Pernambuco encontra-se a função do professor-técnico que atua no espaço das Gerências Regionais de Educação e na sede da Secretaria de Educação. Este artigo tem como finalidade contribuir para uma reflexão acerca da atuação desse profissional, uma vez que nesse estado vem se vivenciando certas dificuldades na formação das equipes composta por esses profissionais, provocadas, talvez, por duas razões: a primeira por falta de uma política de valorização do trabalho desse profissional. E a segunda decorrente desta primeira que tem desestimulado o interesse, a vontade de professores em assumirem a referida função. Nesse sentido, é primordial a revisitação, pela secretaria de educação do aludido estado, da atuação desse profissional, valorização e melhoria das condições de seu trabalho, iniciando por implementar incentivos que estimulem outros professores a se candidatarem em processo de seleção interna para a formação ou complementação de equipes de professores-técnicos com formações específicas para implementação e acompanhamento, com intervenção técnica, das políticas educacionais.