Este estudo aborda o cotidiano no livro didático de história, destacando as práticas de brincar. O tema cotidiano tem ganhado ênfase na historiografia brasileira e inseri-lo como conteúdo nos livros didáticos da disciplina resulta no resgate de uma história que fora ignorada na história tradicional, pois a escrita dessa história privilegiou a história política e os grandes acontecimentos históricos até meados dos anos setenta do século passado. Vinculado ao projeto de pesquisa intitulado Brincadeiras, memórias e ensino de História, este estudo segue na direção dessa crítica e tem como objetivo analisar o lugar e o sentido das ações cotidianas da sociedade brasileira, presentes no livro didático de História do 2º ciclo do ensino fundamental. Para a investigação sobre a inclusão de temas referentes ao cotidiano, privilegiou-se como material de estudo a Coleção Didática Ápis-História do 4º ao 5º ano. Utilizou-se como metodologia a pesquisa documental por ela permitir a utilização de métodos e técnicas para a apreensão, compreensão e análise de diferentes tipos de documentos, podendo ser incluído nesta categoria os livros didáticos. Com o estudo teórico e a análise documental, conclui-se que a coleção Ápis-História dialoga, em grande medida, com as novas orientações curriculares para o ensino de história e discute as questões relacionadas ao cotidiano. Anuncia uma ruptura com a história tradicional. Dessa maneira, evidencia-se que os conteúdos abordados se apresentam ligados ao cotidiano, em temas como e nas práticas de brincar que também são referenciadas na coleção.