Sabemos que existem várias formas de trabalhar com crianças, seja através de jogos, histórias, desenhos, teatro, músicas, cantigas de rodas entre outros. Assim, os professores têm várias alternativas de trabalho o que é fundamental para uma melhor aprendizagem e interesse da criança e é através dessas ferramentas, a criança sente o desejo de estar em sala de aula tornando-se dessa maneira mais participativa. Sendo a educação infantil, a base de toda a vida educacional, o presente artigo busca mostrar o uso do teatro na educação através da percepção das crianças da educação infantil, com o intuito de investigar, a percepção das crianças, buscando a opinião destas acerca do uso de práticas teatrais na sala de aula. Para isso, a pesquisa foi realizada com crianças da turma do Pré II (que compreende a faixa etária entre 5 e 6 anos), da Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Cabaceiras, buscou-se perceber através de roda de conversa e apresentação teatral, qual o entendimento e sentimento que as crianças despertam ao se fazer uso do teatro na sala de aula. Dessa maneira foi analisado as respostas das crianças e o envolvimento delas ao interpretarem as atividades feitas através das peças/atividades teatrais. Observou-se o notório interesse das crianças que assistiram as atividades teatrais feitas pelos colegas da turma, deixando nítido o quanto o teatro é importante enquanto ferramenta pedagógica nas séries iniciais da educação. Por fim, sabedores que o conhecimento é algo gradativo e constante, e que não só os alunos aprendem como também ensinam a seus professores, o presente trabalho evidenciou a importância do teatro no processo ensino-aprendizagem.