Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO OLHAR DAS CRIANÇAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TEATRO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16607
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2309
    "inscrito_id" => 7689
    "titulo" => "O USO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO OLHAR DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Sabemos que existem várias formas de trabalhar com crianças, seja através de jogos, histórias, desenhos, teatro, músicas, cantigas de rodas entre outros. Assim, os professores têm várias alternativas de trabalho o que é fundamental para uma melhor aprendizagem e interesse da criança e é através dessas ferramentas, a criança sente o desejo de estar em sala de aula tornando-se dessa maneira mais participativa. Sendo a educação infantil, a base de toda a vida educacional, o presente artigo busca mostrar o uso do teatro na educação através da percepção das crianças da educação infantil, com o intuito de investigar, a percepção das crianças, buscando a opinião destas acerca do uso de práticas teatrais na sala de aula. Para isso, a pesquisa foi realizada com crianças da turma do Pré II (que compreende a faixa etária entre 5 e 6 anos), da Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Cabaceiras, buscou-se perceber através de roda de conversa e apresentação teatral, qual o entendimento e sentimento que as crianças despertam ao se fazer uso do teatro na sala de aula. Dessa maneira foi analisado as respostas das crianças e o envolvimento delas ao interpretarem as atividades feitas através das peças/atividades teatrais. Observou-se o notório interesse das crianças que assistiram as atividades teatrais feitas pelos colegas da turma, deixando nítido o quanto o teatro é importante enquanto ferramenta pedagógica nas séries iniciais da educação. Por fim, sabedores que o conhecimento é algo gradativo e constante, e que não só os alunos aprendem como também ensinam a seus professores, o presente trabalho evidenciou a importância do teatro no processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID7689_08092015224455.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISSELE COSTA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "GISSELE"
    "autor_email" => "gissele@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16607
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2309
    "inscrito_id" => 7689
    "titulo" => "O USO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO OLHAR DAS CRIANÇAS"
    "resumo" => "Sabemos que existem várias formas de trabalhar com crianças, seja através de jogos, histórias, desenhos, teatro, músicas, cantigas de rodas entre outros. Assim, os professores têm várias alternativas de trabalho o que é fundamental para uma melhor aprendizagem e interesse da criança e é através dessas ferramentas, a criança sente o desejo de estar em sala de aula tornando-se dessa maneira mais participativa. Sendo a educação infantil, a base de toda a vida educacional, o presente artigo busca mostrar o uso do teatro na educação através da percepção das crianças da educação infantil, com o intuito de investigar, a percepção das crianças, buscando a opinião destas acerca do uso de práticas teatrais na sala de aula. Para isso, a pesquisa foi realizada com crianças da turma do Pré II (que compreende a faixa etária entre 5 e 6 anos), da Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Cabaceiras, buscou-se perceber através de roda de conversa e apresentação teatral, qual o entendimento e sentimento que as crianças despertam ao se fazer uso do teatro na sala de aula. Dessa maneira foi analisado as respostas das crianças e o envolvimento delas ao interpretarem as atividades feitas através das peças/atividades teatrais. Observou-se o notório interesse das crianças que assistiram as atividades teatrais feitas pelos colegas da turma, deixando nítido o quanto o teatro é importante enquanto ferramenta pedagógica nas séries iniciais da educação. Por fim, sabedores que o conhecimento é algo gradativo e constante, e que não só os alunos aprendem como também ensinam a seus professores, o presente trabalho evidenciou a importância do teatro no processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID7689_08092015224455.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISSELE COSTA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "GISSELE"
    "autor_email" => "gissele@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Sabemos que existem várias formas de trabalhar com crianças, seja através de jogos, histórias, desenhos, teatro, músicas, cantigas de rodas entre outros. Assim, os professores têm várias alternativas de trabalho o que é fundamental para uma melhor aprendizagem e interesse da criança e é através dessas ferramentas, a criança sente o desejo de estar em sala de aula tornando-se dessa maneira mais participativa. Sendo a educação infantil, a base de toda a vida educacional, o presente artigo busca mostrar o uso do teatro na educação através da percepção das crianças da educação infantil, com o intuito de investigar, a percepção das crianças, buscando a opinião destas acerca do uso de práticas teatrais na sala de aula. Para isso, a pesquisa foi realizada com crianças da turma do Pré II (que compreende a faixa etária entre 5 e 6 anos), da Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Cabaceiras, buscou-se perceber através de roda de conversa e apresentação teatral, qual o entendimento e sentimento que as crianças despertam ao se fazer uso do teatro na sala de aula. Dessa maneira foi analisado as respostas das crianças e o envolvimento delas ao interpretarem as atividades feitas através das peças/atividades teatrais. Observou-se o notório interesse das crianças que assistiram as atividades teatrais feitas pelos colegas da turma, deixando nítido o quanto o teatro é importante enquanto ferramenta pedagógica nas séries iniciais da educação. Por fim, sabedores que o conhecimento é algo gradativo e constante, e que não só os alunos aprendem como também ensinam a seus professores, o presente trabalho evidenciou a importância do teatro no processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.