PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16752 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 5540 "titulo" => "PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => """ PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL\r\n \r\n Maria de Lourdes Cirne Diniz\r\n \r\n Profa. Ms. UEPB\r\n E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br\r\n \r\n Aldeci Luiz de Oliveira\r\n \r\n Profa. Dra. PMCG\r\n E-mail: aldecioliveira@hotmail.com\r\n \r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n \r\n O presente artigo aborda as concepções históricas e pedagógicas do Portfólio na disciplina da Prática Pedagógica de Educação Infantil, a partir das análises dos alunos/professores no que diz respeito à construção e o ato de registrar no Portfólio, enfocando o significado e a significância deste instrumento pedagógico durante seu processo formativo docente, como eixo de auto-reflexão sobre seus avanços, limites e possibilidades do fazer pedagógico mais significativo. A elaboração do Portfólio possibilita melhorar o diálogo teoria e prática no enfrentamento das questões cotidianas do espaço educativo e a construção de uma prática dialética ação-reflexão-ação. Esta pesquisa buscou refletir sobre a proposta de trabalhar o Portfólio com vistas à formação do profissional reflexivo em constante ressignificação de sua ação pedagógica. O referencial utilizado foi com base nos autores Ambrósio (2013), Lopes (2009), Alarcão (2003), entre outros, associada à pesquisa qualitativa onde se procurou analisar algumas falas dos sujeitos/alunos/professores sobre a estrutura do Portfólio e o uso na prática pedagógica, tendo como foco de instrumento o mesmo elaborado na sala de aula. Constatou-se da relevância deste documento de trabalho, como espaço de criatividade, produção de conhecimento e como ferramenta para o registro reflexivo. O Portfólio demonstra a trajetória do aluno/professor nos seus momentos de vivências, experiências com base em documentos e produção textual, representando assim, uma nova filosofia de formação numa dimensão política, crítica e criativa.\r\n \r\n Palavras-chave: Portfólio, Prática Pedagógica, Registro Reflexivo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REGISTRO REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID5540_10082015154403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES CIRNE DINIZ" "autor_nome_curto" => "LOURDINHA" "autor_email" => "lourdinhacdiniz@oi.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16752 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 5540 "titulo" => "PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => """ PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL\r\n \r\n Maria de Lourdes Cirne Diniz\r\n \r\n Profa. Ms. UEPB\r\n E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br\r\n \r\n Aldeci Luiz de Oliveira\r\n \r\n Profa. Dra. PMCG\r\n E-mail: aldecioliveira@hotmail.com\r\n \r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n \r\n O presente artigo aborda as concepções históricas e pedagógicas do Portfólio na disciplina da Prática Pedagógica de Educação Infantil, a partir das análises dos alunos/professores no que diz respeito à construção e o ato de registrar no Portfólio, enfocando o significado e a significância deste instrumento pedagógico durante seu processo formativo docente, como eixo de auto-reflexão sobre seus avanços, limites e possibilidades do fazer pedagógico mais significativo. A elaboração do Portfólio possibilita melhorar o diálogo teoria e prática no enfrentamento das questões cotidianas do espaço educativo e a construção de uma prática dialética ação-reflexão-ação. Esta pesquisa buscou refletir sobre a proposta de trabalhar o Portfólio com vistas à formação do profissional reflexivo em constante ressignificação de sua ação pedagógica. O referencial utilizado foi com base nos autores Ambrósio (2013), Lopes (2009), Alarcão (2003), entre outros, associada à pesquisa qualitativa onde se procurou analisar algumas falas dos sujeitos/alunos/professores sobre a estrutura do Portfólio e o uso na prática pedagógica, tendo como foco de instrumento o mesmo elaborado na sala de aula. Constatou-se da relevância deste documento de trabalho, como espaço de criatividade, produção de conhecimento e como ferramenta para o registro reflexivo. O Portfólio demonstra a trajetória do aluno/professor nos seus momentos de vivências, experiências com base em documentos e produção textual, representando assim, uma nova filosofia de formação numa dimensão política, crítica e criativa.\r\n \r\n Palavras-chave: Portfólio, Prática Pedagógica, Registro Reflexivo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, REGISTRO REFLEXIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID5540_10082015154403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES CIRNE DINIZ" "autor_nome_curto" => "LOURDINHA" "autor_email" => "lourdinhacdiniz@oi.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }