PORTFÓLIO: UMA ABORDAGEM DE REGISTRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria de Lourdes Cirne Diniz
Profa. Ms. UEPB
E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br
Aldeci Luiz de Oliveira
Profa. Dra. PMCG
E-mail: aldecioliveira@hotmail.com
RESUMO
O presente artigo aborda as concepções históricas e pedagógicas do Portfólio na disciplina da Prática Pedagógica de Educação Infantil, a partir das análises dos alunos/professores no que diz respeito à construção e o ato de registrar no Portfólio, enfocando o significado e a significância deste instrumento pedagógico durante seu processo formativo docente, como eixo de auto-reflexão sobre seus avanços, limites e possibilidades do fazer pedagógico mais significativo. A elaboração do Portfólio possibilita melhorar o diálogo teoria e prática no enfrentamento das questões cotidianas do espaço educativo e a construção de uma prática dialética ação-reflexão-ação. Esta pesquisa buscou refletir sobre a proposta de trabalhar o Portfólio com vistas à formação do profissional reflexivo em constante ressignificação de sua ação pedagógica. O referencial utilizado foi com base nos autores Ambrósio (2013), Lopes (2009), Alarcão (2003), entre outros, associada à pesquisa qualitativa onde se procurou analisar algumas falas dos sujeitos/alunos/professores sobre a estrutura do Portfólio e o uso na prática pedagógica, tendo como foco de instrumento o mesmo elaborado na sala de aula. Constatou-se da relevância deste documento de trabalho, como espaço de criatividade, produção de conhecimento e como ferramenta para o registro reflexivo. O Portfólio demonstra a trajetória do aluno/professor nos seus momentos de vivências, experiências com base em documentos e produção textual, representando assim, uma nova filosofia de formação numa dimensão política, crítica e criativa.
Palavras-chave: Portfólio, Prática Pedagógica, Registro Reflexivo.