Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPAÇOS COMERCIAIS DO RECIFE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Pôster (PO) / Poster Submission Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15994
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1264
    "inscrito_id" => 7655
    "titulo" => "ESPAÇOS COMERCIAIS DO RECIFE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E EDUCAÇÃO"
    "resumo" => """
      Edificações históricas que ao longo de sua existência estiveram intimamente relacionadas com a história do comércio recifense, receberam nesse estudo a denominação de Patrimônio Comercial do Recife, sedo algumas delas tombadas como Patrimônio Cultural da cidade. A maioria dessas edificações datam do século XIX, e fizeram parte do desenvolvimento urbanístico e econômico do estado de Pernambuco. Entre elas, destacam-se a Estação Central do Recife, o Shopping Paço Alfândega, o Mercado de São José, a Estação do Brum e a Fábrica Tacaruna.\r\n
      A educação patrimonial tem como um dos muitos objetivos contribuir para a divulgação da história de cidades e regiões, de modo que a população valorize e preserve seus patrimônios, não por força de leis, mas por identificá-los como registros históricos importantes para a cidade onde vive. Iniciar o processo de educação patrimonial na infância, pode, sem dúvida, contribuir para uma mudança significativa na forma como os futuros adultos venham a interpretar e preservar os bens patrimoniais que contam parte de sua própria história.\r\n
      Assim a escolha dos espaços comerciais recifenses como tema para a educação patrimonial de crianças entre 7 e 13 anos, ao mesmo tempo que se constitui em um desafio, justifica-se pelo modo como a histórica desses patrimônios está diretamente interligada com fatos históricos que marcaram a expansão do comércio na cidade. Assim sendo, objetivou-se apresentar as crianças aos patrimônios comerciais do Recife, fazendo um paralelo entre estes e a evolução do comércio e da economia do estado.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID7655_03092015110621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA DO PASSO VALENÇA"
    "autor_nome_curto" => "CAROL VALENÇA"
    "autor_email" => "valenca.dopasso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15994
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1264
    "inscrito_id" => 7655
    "titulo" => "ESPAÇOS COMERCIAIS DO RECIFE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E EDUCAÇÃO"
    "resumo" => """
      Edificações históricas que ao longo de sua existência estiveram intimamente relacionadas com a história do comércio recifense, receberam nesse estudo a denominação de Patrimônio Comercial do Recife, sedo algumas delas tombadas como Patrimônio Cultural da cidade. A maioria dessas edificações datam do século XIX, e fizeram parte do desenvolvimento urbanístico e econômico do estado de Pernambuco. Entre elas, destacam-se a Estação Central do Recife, o Shopping Paço Alfândega, o Mercado de São José, a Estação do Brum e a Fábrica Tacaruna.\r\n
      A educação patrimonial tem como um dos muitos objetivos contribuir para a divulgação da história de cidades e regiões, de modo que a população valorize e preserve seus patrimônios, não por força de leis, mas por identificá-los como registros históricos importantes para a cidade onde vive. Iniciar o processo de educação patrimonial na infância, pode, sem dúvida, contribuir para uma mudança significativa na forma como os futuros adultos venham a interpretar e preservar os bens patrimoniais que contam parte de sua própria história.\r\n
      Assim a escolha dos espaços comerciais recifenses como tema para a educação patrimonial de crianças entre 7 e 13 anos, ao mesmo tempo que se constitui em um desafio, justifica-se pelo modo como a histórica desses patrimônios está diretamente interligada com fatos históricos que marcaram a expansão do comércio na cidade. Assim sendo, objetivou-se apresentar as crianças aos patrimônios comerciais do Recife, fazendo um paralelo entre estes e a evolução do comércio e da economia do estado.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA12_ID7655_03092015110621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA DO PASSO VALENÇA"
    "autor_nome_curto" => "CAROL VALENÇA"
    "autor_email" => "valenca.dopasso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Edificações históricas que ao longo de sua existência estiveram intimamente relacionadas com a história do comércio recifense, receberam nesse estudo a denominação de Patrimônio Comercial do Recife, sedo algumas delas tombadas como Patrimônio Cultural da cidade. A maioria dessas edificações datam do século XIX, e fizeram parte do desenvolvimento urbanístico e econômico do estado de Pernambuco. Entre elas, destacam-se a Estação Central do Recife, o Shopping Paço Alfândega, o Mercado de São José, a Estação do Brum e a Fábrica Tacaruna. A educação patrimonial tem como um dos muitos objetivos contribuir para a divulgação da história de cidades e regiões, de modo que a população valorize e preserve seus patrimônios, não por força de leis, mas por identificá-los como registros históricos importantes para a cidade onde vive. Iniciar o processo de educação patrimonial na infância, pode, sem dúvida, contribuir para uma mudança significativa na forma como os futuros adultos venham a interpretar e preservar os bens patrimoniais que contam parte de sua própria história. Assim a escolha dos espaços comerciais recifenses como tema para a educação patrimonial de crianças entre 7 e 13 anos, ao mesmo tempo que se constitui em um desafio, justifica-se pelo modo como a histórica desses patrimônios está diretamente interligada com fatos históricos que marcaram a expansão do comércio na cidade. Assim sendo, objetivou-se apresentar as crianças aos patrimônios comerciais do Recife, fazendo um paralelo entre estes e a evolução do comércio e da economia do estado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.