O ensino de geografia nas escolas públicas brasileiras ainda é permeado por deficiências, que até os dias atuais tem prejudicado a evolução da geografia escolar nas instituições de ensino. Embora que isso venha a ser consequências de estruturas ou até mesmo de formação ineficientes de professores. O que vemos hoje é uma sociedade carente de saberes básicos, como localização e análise crítica do meio social, elementos que são trabalhados na disciplina de Geografia. Diante disso, esse trabalho vem abordar os principais desafios que essa disciplina enfrenta na comunidade escolar e ressaltar as consequências que isso tem proporcionado. Assim como também, falar da ação de planejar e a necessidade de (re) pensar os planos de aula em meio as realidades e seus fatores de influência, uma vez que planejar não é uma ação pronta e acabada, mas sim um processo mutável, flexível diante da dinâmica da sala de aula e da fragilidade dos instrumentos que servem de recursos metodológicos para os profissionais docentes. Servirão de referências para nossas reflexões autores como Callai (2005), Cavalcanti (1996), Vesentini (2006), dentre outros. Foi possível perceber que detectar o problema é o primeiro passo, depois adequar planejamento e planos de aula a realidade sempre que essa requer as reformulações necessárias, são os caminhos adequados. O que não se pode esquecer é que a educação é composta por um coletivo, aonde a participação de todas as instancias responsáveis são fundamentais.