Sabe-se que os diferentes tipos de paradigmas entram em cena, influenciando na forma de organização da escola, nos conteúdos curriculares e na metodologia adotada pelos professores na prática docente. Nesse sentido, com esse trabalho, objetivamos, portanto, conhecer a estrutura e a dinâmica de uma escola pública de Campina Grande que foi analisada à luz dos estudos teóricos do Paradigma Tradicional e do Paradigma Emergente (Construtivista) vistos na disciplina Paradigmas de Ensino que tem como finalidade abordar os estudos sobre tais métodos de ensino. Para a obtenção do corpus deste artigo, foi proposto aos alunos, desta disciplina do curso de Letras/Português da UFCG, que tivessem o primeiro contato com o seu futuro ambiente de trabalho: a escola. Além de terem um olhar de professor-pesquisador, realizando questionários para o docente, para os alunos e para o diretor, como também, observando seis aulas da disciplina de História com o intuito de obter dados concretos sobre a estrutura física e pessoal da instituição escolar. Para subsidiar as nossas ponderações acerca da pesquisa, tomamos como base as reflexões teóricas de Leão (1999), Tardif (2009), Vasconsellos (2002), Behrens e Oliari (2007) e ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Os resultados desta investigação demonstram que a escola em questão se encontra no Paradigma Tradicional, uma vez que a própria estrutura não possibilita ao aluno vários caminhos para a construção do conhecimento, visto que os espaços (laboratório de informática, matemática e biblioteca) que serviriam para a dinamicidade dos processos de ensino/aprendizagem não funcionam regularmente.