Este texto busca refletir sobre a utilização dos métodos mistos nas pesquisas em educação, especialmente na pesquisa de abordagem etnográfica. A metodologia utilizada é de natureza teórico-bibliográfica e conjuga reflexões a partir do Relatório Final da pesquisa Tecnologia Digital e Pesquisa Etnográfica (MATTOS, 2015) e das discussões coletivas, desenvolvidas pelos membros do NetEDU. Segundo Mattos (2011) a etnografia é um processo de aprendizagem que informa sobre formas de ver e agir o mundo. A medida em que se entende a etnografia como tal, e se aplica os seus princípios na educação, podemos nos tornar reflexivos sobre as nossas práticas, e de modo geral, modificamos as mesmas a partir desse processo. Compreende-se que a utilização dos métodos mistos em educação amplia a possibilidade de testagem e análise dos dados facilitando a compreensão do leitor. A etnografia pode ser entendida como uma forma interpretativa no âmbito das relações inter-étnicas que se propõe a realizar os sinais significativos e, assim, perceber as diferenças e os limites grupais.