Este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos alunos do ensino fundamental sobre o ecossistema de manguezal e elaborar um trabalho de transmissão de informações sobre sua importância abordando os aspectos naturais, sociais e econômicos através de uma ação educativa contextualizada, desmistificando conceitos errôneos sobre o mesmo e enfatizando a importância da recuperação desse ecossistema, contribuindo para o ensino de ciências da escola local. Esta pesquisa foi realizada com 96 alunos na faixa etária de 10 a 14 anos, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Vereador José Sotero, na cidade de Natal/RN. Nesta foi avaliado o conhecimento que os alunos apresentavam sobre o ecossistema de manguezal antes e após uma interferência educativa, nos meses de março a maio de 2014. Inicialmente foram aplicados os questionários com questões subjetivas para identificar o conhecimento prévio em quatro turmas do 6º ano enfocando a flora e a fauna do manguezal e sua importância anteriormente à apresentação do tema aos alunos. Após a sistematização (categorização) das respostas dos alunos foi realizada uma apresentação interativa e uma palestra informativa sobre a caracterização e importância do manguezal, onde se buscou induzir nos alunos a reflexão e a realizar eventuais correções de conceitos errôneos que eles pudessem ter a respeito do ecossistema de manguezal. Após as atividades foi aplicado um novo questionário, este com questões subjetivas, onde foi trabalhada a visão ecossistêmica deste ambiente, reconhecendo sua comunidade biológica e sua importância, ressaltando o papel dos alunos na conservação e possível restauração do manguezal. Levando-se em consideração a variedade de respostas dos alunos nos dois questionários, foram utilizadas três categorias de indicadores de avaliação para as respostas: “Satisfatórias”, para aquelas nas quais os alunos demonstraram ter um conhecimento significativo do assunto abordado; “Parcialmente satisfatórias”, nas quais os alunos demonstraram ter um conhecimento mínimo do assunto abordado; e “Insatisfatórias”, onde os alunos demonstraram ou declararam não saber nada sobre o assunto, ou ainda, quando os mesmos deixavam a questão em branco. Através desta, contatamos que os alunos tinham um conhecimento prévio insatisfatório sobre o ecossistema manguezal, apesar destes residir no entorno do Rio Potengi, coexistindo com este ecossistema e fazendo uso de seus recursos biológicos. As estratégias didáticas mostrou-se bastante eficaz na abordagem e exposição dos conceitos ecológicos do ecossistema de manguezal.