Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE E MATEMÁTICA: UMA COMBINAÇÃO QUE DÁ CERTO

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, ARTE LINEAR, MODELAGEM MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15481
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1514
    "inscrito_id" => 8156
    "titulo" => "ARTE E MATEMÁTICA: UMA COMBINAÇÃO QUE DÁ CERTO"
    "resumo" => "A criatividade em desenvolver metodologias que respondam as necessidades imediatas dos alunos por parte de alguns professores não estão surtindo efeitos, ou precisam de alguns ajustes para um melhor funcionamento. Este artigo relata uma experiência com alunos da terceira série do Ensino Médio, com o auxílio da arte, em particular, Arte linear, para entender alguns conceitos matemáticos, tais como: áreas, perímetros, plano cartesiano, dentre outros por meio da Modelagem Matemática. Portanto, este artigo tem o objetivo de mostrar que práticas inovadoras podem melhorar não só o interesse dos alunos pela Matemática como também tornar os conceitos mais concretos e não tão abstratos para os mesmos e que os incentivem a procurar um sentido para si e para a sociedade onde ele vive. Este artigo oferece ainda embasamento teórico aos professores do Ensino Básico, pois foi construído mediante pesquisa bibliográfica que os ajudará a construir caminhos que facilitem o ensino da Matemática, aponta ainda que a Matemática não é uma ciência pronta e acabada, que ainda há muito que fazer para melhorar as práticas metodológicas de muitos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, ARTE LINEAR, MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID8156_07092015114305.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADENILDO TEXEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ADENILDO"
    "autor_email" => "adenildotexeira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15481
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1514
    "inscrito_id" => 8156
    "titulo" => "ARTE E MATEMÁTICA: UMA COMBINAÇÃO QUE DÁ CERTO"
    "resumo" => "A criatividade em desenvolver metodologias que respondam as necessidades imediatas dos alunos por parte de alguns professores não estão surtindo efeitos, ou precisam de alguns ajustes para um melhor funcionamento. Este artigo relata uma experiência com alunos da terceira série do Ensino Médio, com o auxílio da arte, em particular, Arte linear, para entender alguns conceitos matemáticos, tais como: áreas, perímetros, plano cartesiano, dentre outros por meio da Modelagem Matemática. Portanto, este artigo tem o objetivo de mostrar que práticas inovadoras podem melhorar não só o interesse dos alunos pela Matemática como também tornar os conceitos mais concretos e não tão abstratos para os mesmos e que os incentivem a procurar um sentido para si e para a sociedade onde ele vive. Este artigo oferece ainda embasamento teórico aos professores do Ensino Básico, pois foi construído mediante pesquisa bibliográfica que os ajudará a construir caminhos que facilitem o ensino da Matemática, aponta ainda que a Matemática não é uma ciência pronta e acabada, que ainda há muito que fazer para melhorar as práticas metodológicas de muitos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, ARTE LINEAR, MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID8156_07092015114305.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADENILDO TEXEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ADENILDO"
    "autor_email" => "adenildotexeira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A criatividade em desenvolver metodologias que respondam as necessidades imediatas dos alunos por parte de alguns professores não estão surtindo efeitos, ou precisam de alguns ajustes para um melhor funcionamento. Este artigo relata uma experiência com alunos da terceira série do Ensino Médio, com o auxílio da arte, em particular, Arte linear, para entender alguns conceitos matemáticos, tais como: áreas, perímetros, plano cartesiano, dentre outros por meio da Modelagem Matemática. Portanto, este artigo tem o objetivo de mostrar que práticas inovadoras podem melhorar não só o interesse dos alunos pela Matemática como também tornar os conceitos mais concretos e não tão abstratos para os mesmos e que os incentivem a procurar um sentido para si e para a sociedade onde ele vive. Este artigo oferece ainda embasamento teórico aos professores do Ensino Básico, pois foi construído mediante pesquisa bibliográfica que os ajudará a construir caminhos que facilitem o ensino da Matemática, aponta ainda que a Matemática não é uma ciência pronta e acabada, que ainda há muito que fazer para melhorar as práticas metodológicas de muitos docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.