A educação especial em Cuba, desde a sua criação em 1962 como um sistema organizado, declarou a sua base teórica na escola da psicologia histórico-cultural. Esse trabalho trata das principais concepções dessa perspectiva teórica e metodológica e as implicações para a prática educacional por professores e outros profissionais, o que contribui para a criação de um sistema único de influências, que leva em conta as particularidades individuais do desenvolvimento de cada estudante. Da mesma forma, referencia-se a estrutura atual da educação que venha garantir um serviço de qualidade a todos os cidadãos sem distinção, incluindo aqueles que têm uma necessidade educacional especial em algum momento de seu processo educativo. Através de um estudo de caso mostram-se as oportunidades que cada cubano tem para estimular o seu potencial individual e ter uma vida digna. Em seu analise se refletem as categorias de psicologia histórico-cultural que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada para o estudo de caso é o resultado de um projeto de pesquisa de inclusão de crianças, adolescentes e jovens com necessidades educativas especiais, associado a um Programa de Pesquisa do Ministério de Educação de Cuba. Também, formulam-se as principais conquistas, barreiras e desafios que surgem no processo de educação inclusiva em diferentes níveis do sistema educacional cubano.