Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPB- CAMPUS SOUSA- ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS DISCENTES

Palavra-chaves: ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO, INCLUSÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL, AUXÍLIOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esse trabalho se propõe a analisar a Política de Assistência Estudantil implementada no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Sousa. Para tanto, faz-se necessário uma breve explanação sobre as mudanças ocorridas na educação brasileira nos anos 90. Entendendo que a Política de Assistência Estudantil, enquanto política social de direito operacionalizada no âmbito da educação, deve contribuir para reduzir os efeitos das desigualdades sociais através da criação de mecanismos que viabilizem a permanência de estudantes das camadas sociais menos favorecidas no âmbito das Instituições Federais de Educação, permitindo que cheguem ao término de sua trajetória acadêmica de forma satisfatória. No caso específico do objeto estudado faz-se necessário discutir o processo de expansão da Educação Profissional, através da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência Tecnologia, bem como o surgimento do Plano Nacional de Assistência Estudantil- PNAES. Buscou-se traçar o perfil socioeconômico dos discentes contemplados pelos programas de assistência estudantil, no ano 2015, destacando os aspectos de renda, idade, sexo, local de origem, e composição familiar. A pesquisa foi realizada nos meses de Março e Abril de 2015, caracteriza-se como exploratória, com abordagem quantitativa. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados entrevista orientado por um formulário semiestruturado, contendo perguntas abertas e fechadas. O estudo demonstrou o crescimento na oferta dos programas de assistência estudantil no Campus- Sousa, cumprindo assim os objetivos do PNAES, na medida em que garante aos discentes, o acesso, a permanência e a conclusão do curso.

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