Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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      Este trabalho se justifica pela necessidade de utilizar uma metodologia diferenciada nas aulas de químicas. Para isso, pensou-se na utilização de um jogo para trabalhar o conteúdo de átomos. O jogo proporcionou uma metodologia atraente para ensinar de uma maneira descontraída conceitos normalmente pouco atrativos, facilitando ao aluno a memorização dos assuntos abordados em aula, e ajudando a induzi-lo ao raciocínio, à reflexão, e consequentemente a construção do seu conhecimento.\r\n
      Este estudo teve como objetivo aplicar um jogo didático-pedagógico lúdico, “Jogo das substâncias: conhecendo as substâncias e moléculas”, que tem como premissa estimular o interesse dos alunos pelos conceitos de química geral, facilitando assim, o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso e divertido.\r\n
      O presente trabalho foi direcionado a 45 alunos do 1º ano do Ensino Médio, com idades de 15 e 16 anos de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) situada na cidade de São Caetano-PE. Como instrumentos de coleta de dados, verificamos a participação e envolvimento dos discentes nas atividades, e utilizamos também entrevista a partir de uma questão estruturada.\r\n
      A atividade lúdica aplicada na turma é de grande importância tanto para os alunos quanto para o professor, pois por se tratar de um jogo, estimula a participação do aluno pela competitividade e pelo prazer que o jogo proporciona, além de ser uma ferramenta muito útil para o professor trabalhar o conteúdo, pois o jogo se utilizou de materiais de baixo custo e pode ser aplicado sem dificuldades no espaço da sala de aula. \r\n
      Com aplicação do jogo se percebeu que é possível criar novos recursos ou ferramentas para auxiliar no ensino de química. Tanto o orientador do estágio como a professora de química da escola aprovou o jogo, e consideraram como uma ferramenta excelente para se trabalhar na sala de aula, no sentido de servir como um reabilitador da aprendizagem mediante a experiência e a atividade dos alunos. Infere-se que o jogo aproximou mais os alunos dos conceitos químicos, encarando o mesmo como um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem, buscando uma melhor forma de aprendizado através de atividades lúdicas.
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      Este estudo teve como objetivo aplicar um jogo didático-pedagógico lúdico, “Jogo das substâncias: conhecendo as substâncias e moléculas”, que tem como premissa estimular o interesse dos alunos pelos conceitos de química geral, facilitando assim, o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso e divertido.\r\n
      O presente trabalho foi direcionado a 45 alunos do 1º ano do Ensino Médio, com idades de 15 e 16 anos de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) situada na cidade de São Caetano-PE. Como instrumentos de coleta de dados, verificamos a participação e envolvimento dos discentes nas atividades, e utilizamos também entrevista a partir de uma questão estruturada.\r\n
      A atividade lúdica aplicada na turma é de grande importância tanto para os alunos quanto para o professor, pois por se tratar de um jogo, estimula a participação do aluno pela competitividade e pelo prazer que o jogo proporciona, além de ser uma ferramenta muito útil para o professor trabalhar o conteúdo, pois o jogo se utilizou de materiais de baixo custo e pode ser aplicado sem dificuldades no espaço da sala de aula. \r\n
      Com aplicação do jogo se percebeu que é possível criar novos recursos ou ferramentas para auxiliar no ensino de química. Tanto o orientador do estágio como a professora de química da escola aprovou o jogo, e consideraram como uma ferramenta excelente para se trabalhar na sala de aula, no sentido de servir como um reabilitador da aprendizagem mediante a experiência e a atividade dos alunos. Infere-se que o jogo aproximou mais os alunos dos conceitos químicos, encarando o mesmo como um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem, buscando uma melhor forma de aprendizado através de atividades lúdicas.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho se justifica pela necessidade de utilizar uma metodologia diferenciada nas aulas de químicas. Para isso, pensou-se na utilização de um jogo para trabalhar o conteúdo de átomos. O jogo proporcionou uma metodologia atraente para ensinar de uma maneira descontraída conceitos normalmente pouco atrativos, facilitando ao aluno a memorização dos assuntos abordados em aula, e ajudando a induzi-lo ao raciocínio, à reflexão, e consequentemente a construção do seu conhecimento. Este estudo teve como objetivo aplicar um jogo didático-pedagógico lúdico, “Jogo das substâncias: conhecendo as substâncias e moléculas”, que tem como premissa estimular o interesse dos alunos pelos conceitos de química geral, facilitando assim, o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso e divertido. O presente trabalho foi direcionado a 45 alunos do 1º ano do Ensino Médio, com idades de 15 e 16 anos de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) situada na cidade de São Caetano-PE. Como instrumentos de coleta de dados, verificamos a participação e envolvimento dos discentes nas atividades, e utilizamos também entrevista a partir de uma questão estruturada. A atividade lúdica aplicada na turma é de grande importância tanto para os alunos quanto para o professor, pois por se tratar de um jogo, estimula a participação do aluno pela competitividade e pelo prazer que o jogo proporciona, além de ser uma ferramenta muito útil para o professor trabalhar o conteúdo, pois o jogo se utilizou de materiais de baixo custo e pode ser aplicado sem dificuldades no espaço da sala de aula. Com aplicação do jogo se percebeu que é possível criar novos recursos ou ferramentas para auxiliar no ensino de química. Tanto o orientador do estágio como a professora de química da escola aprovou o jogo, e consideraram como uma ferramenta excelente para se trabalhar na sala de aula, no sentido de servir como um reabilitador da aprendizagem mediante a experiência e a atividade dos alunos. Infere-se que o jogo aproximou mais os alunos dos conceitos químicos, encarando o mesmo como um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem, buscando uma melhor forma de aprendizado através de atividades lúdicas.

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