Este texto é oriundo de pesquisa acadêmica que teve como objeto de estudos as possibilidades estruturais de realinhamento ou de superação da multissérie na educação do campo e, como questão de pesquisa, a seguinte indagação: “de que modo a estratégia metodológica da multisseriação, na educação do campo, pode ser (re)estruturada ou superada face às demandas político-pedagógicas de educação dos sujeitos do e no campo?”. Como objetivo geral este estudo analisou, frente às condições atuais de trabalho da multissérie em escolas do campo, o potencial das práticas docentes como elementos fundantes das possibilidades estruturais de realinhamento ou de superação da multissérie. Para tanto, os procedimentos metodológicos envidados, além dos estudos bibliográficos, contaram com observação, análise documental relativa a iniciativas, projetos, programas e /ou ações da Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras quanto à perspectiva de formação continuada e de planejamento para com os professores do campo, entrevistas semi-estruturadas a partir da pesquisa de caráter quali-quantitativo com preponderância do qualitativo. O que circunscreveu as possibilidades de reorientação curricular das práticas docentes com alternativas para as (re)considerações da estratégia de multisseriação nas escolas do campo e, por conseguinte, das condições estruturais de superação, tanto da invisibilidade quanto da precarização do aporte institucional com o qual operam os educadores das escolas no campo do alto sertão paraibano.