Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: O USO DAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, TECNOLOGIAS, ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15767
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 669
    "titulo" => "DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: O USO DAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "A educação na contemporaneidade está acompanhando o ritmo frenético no que concerne a implantações de tecnologias nas escolas envolvendo a gestão escolar, professores e o público mais visível que são os alunos. É inevitável a aquisição das tecnologias nas escolas, pois organiza o trabalho de toda a comunidade educativa. Considerando essa afirmativa é de fundamental importância as formações para os professores com a finalidade de assumirem uma nova postura diante do novo, ou seja, da implantação de sistemas, do uso de matérias multimídias para o alcance de um ensino de qualidade nas escolas brasileiras. O objetivo desse trabalho é investigar o discurso dos professores da Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca, na cidade de Milagres no Ceará, sobre a importância das formações no âmbito educativo, como também o uso de NTICs no planejamento e execução das aulas na educação básica. Para tanto tivemos como contribuição teórica a Nova Retórica (PERELMAN e TYTECA, 2005), estudos voltados para a retórica e argumentação nos discursos (REBOUL, 2002), o uso de softwere educativo (CAETANO, 2012), tecnologias na educação (MORAN, 2008) e os gêneros digitais usados por professores e alunos (BRITO & SAMPAIO, 2013). O trabalho adota uma metodologia descritiva no que concerne ao emprego de questionário enquanto técnica para recolher informações e análise da qualidade das respostas dos questionários sobre o uso das tecnologias no cotidiano escolar vigente. Para tanto foram respondidos 18(dezoito) questionários por professores da área técnica e da base comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, TECNOLOGIAS, ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID669_09062015221303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO CORDEIRO"
    "autor_email" => "corrinhacordeiro@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15767
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 669
    "titulo" => "DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: O USO DAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "A educação na contemporaneidade está acompanhando o ritmo frenético no que concerne a implantações de tecnologias nas escolas envolvendo a gestão escolar, professores e o público mais visível que são os alunos. É inevitável a aquisição das tecnologias nas escolas, pois organiza o trabalho de toda a comunidade educativa. Considerando essa afirmativa é de fundamental importância as formações para os professores com a finalidade de assumirem uma nova postura diante do novo, ou seja, da implantação de sistemas, do uso de matérias multimídias para o alcance de um ensino de qualidade nas escolas brasileiras. O objetivo desse trabalho é investigar o discurso dos professores da Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca, na cidade de Milagres no Ceará, sobre a importância das formações no âmbito educativo, como também o uso de NTICs no planejamento e execução das aulas na educação básica. Para tanto tivemos como contribuição teórica a Nova Retórica (PERELMAN e TYTECA, 2005), estudos voltados para a retórica e argumentação nos discursos (REBOUL, 2002), o uso de softwere educativo (CAETANO, 2012), tecnologias na educação (MORAN, 2008) e os gêneros digitais usados por professores e alunos (BRITO & SAMPAIO, 2013). O trabalho adota uma metodologia descritiva no que concerne ao emprego de questionário enquanto técnica para recolher informações e análise da qualidade das respostas dos questionários sobre o uso das tecnologias no cotidiano escolar vigente. Para tanto foram respondidos 18(dezoito) questionários por professores da área técnica e da base comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, TECNOLOGIAS, ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID669_09062015221303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO CORDEIRO"
    "autor_email" => "corrinhacordeiro@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A educação na contemporaneidade está acompanhando o ritmo frenético no que concerne a implantações de tecnologias nas escolas envolvendo a gestão escolar, professores e o público mais visível que são os alunos. É inevitável a aquisição das tecnologias nas escolas, pois organiza o trabalho de toda a comunidade educativa. Considerando essa afirmativa é de fundamental importância as formações para os professores com a finalidade de assumirem uma nova postura diante do novo, ou seja, da implantação de sistemas, do uso de matérias multimídias para o alcance de um ensino de qualidade nas escolas brasileiras. O objetivo desse trabalho é investigar o discurso dos professores da Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca, na cidade de Milagres no Ceará, sobre a importância das formações no âmbito educativo, como também o uso de NTICs no planejamento e execução das aulas na educação básica. Para tanto tivemos como contribuição teórica a Nova Retórica (PERELMAN e TYTECA, 2005), estudos voltados para a retórica e argumentação nos discursos (REBOUL, 2002), o uso de softwere educativo (CAETANO, 2012), tecnologias na educação (MORAN, 2008) e os gêneros digitais usados por professores e alunos (BRITO & SAMPAIO, 2013). O trabalho adota uma metodologia descritiva no que concerne ao emprego de questionário enquanto técnica para recolher informações e análise da qualidade das respostas dos questionários sobre o uso das tecnologias no cotidiano escolar vigente. Para tanto foram respondidos 18(dezoito) questionários por professores da área técnica e da base comum.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.