A educação na contemporaneidade está acompanhando o ritmo frenético no que concerne a implantações de tecnologias nas escolas envolvendo a gestão escolar, professores e o público mais visível que são os alunos. É inevitável a aquisição das tecnologias nas escolas, pois organiza o trabalho de toda a comunidade educativa. Considerando essa afirmativa é de fundamental importância as formações para os professores com a finalidade de assumirem uma nova postura diante do novo, ou seja, da implantação de sistemas, do uso de matérias multimídias para o alcance de um ensino de qualidade nas escolas brasileiras. O objetivo desse trabalho é investigar o discurso dos professores da Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca, na cidade de Milagres no Ceará, sobre a importância das formações no âmbito educativo, como também o uso de NTICs no planejamento e execução das aulas na educação básica. Para tanto tivemos como contribuição teórica a Nova Retórica (PERELMAN e TYTECA, 2005), estudos voltados para a retórica e argumentação nos discursos (REBOUL, 2002), o uso de softwere educativo (CAETANO, 2012), tecnologias na educação (MORAN, 2008) e os gêneros digitais usados por professores e alunos (BRITO & SAMPAIO, 2013). O trabalho adota uma metodologia descritiva no que concerne ao emprego de questionário enquanto técnica para recolher informações e análise da qualidade das respostas dos questionários sobre o uso das tecnologias no cotidiano escolar vigente. Para tanto foram respondidos 18(dezoito) questionários por professores da área técnica e da base comum.