Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO E DE QUESTÕES DO ENEM

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO, ENEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15633
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1413
    "inscrito_id" => 449
    "titulo" => "CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA:  ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO E DE QUESTÕES DO ENEM"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      O presente trabalho tem o objetivo geral de verificar de que forma as concepções de leitura subjacentes às atividades de leitura apresentadas nas questões de um Livro Didático (LD) de Língua Inglesa (LI) utilizado na 3º série do ensino médio de algumas escolas públicas de Campina Grande/PB contribuem no sucesso do aprendiz na realização das provas de inglês do ENEM (2014). Para isso, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (i) descrever as concepções e estratégias de leitura presentes nas questões do referido LD; (ii) identificar as concepções e estratégias de leitura presentes nas questões de LI do ENEM; (iii) e, por fim, comparar as questões de leitura dos dois materiais analisados. Como suporte teórico, fizemos uso das contribuições de Holden (2009), Solé, (1998) e Harmer (2007), dentre outros. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual usamos como corpus de análise as questões de leitura de um LD e do ENEM. A análise dos dados nos levou a concluir que o LD prepara o aluno, em algumas de suas questões, para a busca por informações específicas contidas no texto, enquanto o ENEM exige, na maioria de suas questões, que o aluno obtenha uma ideia geral acerca da temática abordada.  \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Concepções de Leitura. Estratégias de Leitura. Livro didático. ENEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID449_06092015011352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL JÚNIOR"
    "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15633
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1413
    "inscrito_id" => 449
    "titulo" => "CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA:  ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO E DE QUESTÕES DO ENEM"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      O presente trabalho tem o objetivo geral de verificar de que forma as concepções de leitura subjacentes às atividades de leitura apresentadas nas questões de um Livro Didático (LD) de Língua Inglesa (LI) utilizado na 3º série do ensino médio de algumas escolas públicas de Campina Grande/PB contribuem no sucesso do aprendiz na realização das provas de inglês do ENEM (2014). Para isso, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (i) descrever as concepções e estratégias de leitura presentes nas questões do referido LD; (ii) identificar as concepções e estratégias de leitura presentes nas questões de LI do ENEM; (iii) e, por fim, comparar as questões de leitura dos dois materiais analisados. Como suporte teórico, fizemos uso das contribuições de Holden (2009), Solé, (1998) e Harmer (2007), dentre outros. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual usamos como corpus de análise as questões de leitura de um LD e do ENEM. A análise dos dados nos levou a concluir que o LD prepara o aluno, em algumas de suas questões, para a busca por informações específicas contidas no texto, enquanto o ENEM exige, na maioria de suas questões, que o aluno obtenha uma ideia geral acerca da temática abordada.  \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Concepções de Leitura. Estratégias de Leitura. Livro didático. ENEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, LIVRO DIDÁTICO, ENEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID449_06092015011352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL JÚNIOR"
    "autor_email" => "mikesousajunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO O presente trabalho tem o objetivo geral de verificar de que forma as concepções de leitura subjacentes às atividades de leitura apresentadas nas questões de um Livro Didático (LD) de Língua Inglesa (LI) utilizado na 3º série do ensino médio de algumas escolas públicas de Campina Grande/PB contribuem no sucesso do aprendiz na realização das provas de inglês do ENEM (2014). Para isso, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (i) descrever as concepções e estratégias de leitura presentes nas questões do referido LD; (ii) identificar as concepções e estratégias de leitura presentes nas questões de LI do ENEM; (iii) e, por fim, comparar as questões de leitura dos dois materiais analisados. Como suporte teórico, fizemos uso das contribuições de Holden (2009), Solé, (1998) e Harmer (2007), dentre outros. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual usamos como corpus de análise as questões de leitura de um LD e do ENEM. A análise dos dados nos levou a concluir que o LD prepara o aluno, em algumas de suas questões, para a busca por informações específicas contidas no texto, enquanto o ENEM exige, na maioria de suas questões, que o aluno obtenha uma ideia geral acerca da temática abordada. Palavras-chave: Concepções de Leitura. Estratégias de Leitura. Livro didático. ENEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.