Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM BOLO ELABORADO COM O PÓ DA CASCA DE OVO

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, QUÍMICA, CASCA DE OVO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Popularização da Ciência
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15672 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 840 "inscrito_id" => 4437 "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM BOLO ELABORADO COM O PÓ DA CASCA DE OVO" "resumo" => "A maneira como as disciplinas das ciências básicas são abordadas acarreta uma dificuldade de assimilação entre os alunos. Geralmente os professores trabalham com aulas experimentais, expositivas, conceituais e acríticas, levando o educando a memorização de conceitos não proporcionando em um aprendizado significativo. Diante disto, objetivou-se aperfeiçoar o ensino de química através de uma aula contextualizada, que foi utilizado o pó casca de ovo como ingrediente em um bolo formulado em três concentrações de pó (0%, 20% e 40%) tendo como tema gerador a determinação de cálcio do mesmo. Então, foi possível trabalhar, concomitantemente diversas reações químicas que ocorrem na análise em questão e que são estudadas em sala de aula como tema do Exame Nacional do Ensino Médio, contextualizando com a importância do consumo de cálcio para o organismo. As práticas foram realizadas no Laboratório de química/ LABQUIM da Universidade Federal da Paraíba/CCHSA com turmas de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Rocha Sobrinho/Bananeiras-PB e Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima/Solânea-PB. Através de instrumentos avaliativos, foi possível observar que houve uma melhor compreensão e assimilação do assunto abordado, evidenciando que as práticas proporcionam um caminho pedagógico eficiente no que diz respeito ao ensino de química.A maneira como as disciplinas das ciências básicas são abordadas acarreta uma dificuldade de assimilação entre os alunos. Geralmente os professores trabalham co" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, QUÍMICA, CASCA DE OVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA13_ID4437_17082015135906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANELY MACIEL DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANELY MACIEL" "autor_email" => "anely-maciel@live.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15672 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 840 "inscrito_id" => 4437 "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM BOLO ELABORADO COM O PÓ DA CASCA DE OVO" "resumo" => "A maneira como as disciplinas das ciências básicas são abordadas acarreta uma dificuldade de assimilação entre os alunos. Geralmente os professores trabalham com aulas experimentais, expositivas, conceituais e acríticas, levando o educando a memorização de conceitos não proporcionando em um aprendizado significativo. Diante disto, objetivou-se aperfeiçoar o ensino de química através de uma aula contextualizada, que foi utilizado o pó casca de ovo como ingrediente em um bolo formulado em três concentrações de pó (0%, 20% e 40%) tendo como tema gerador a determinação de cálcio do mesmo. Então, foi possível trabalhar, concomitantemente diversas reações químicas que ocorrem na análise em questão e que são estudadas em sala de aula como tema do Exame Nacional do Ensino Médio, contextualizando com a importância do consumo de cálcio para o organismo. As práticas foram realizadas no Laboratório de química/ LABQUIM da Universidade Federal da Paraíba/CCHSA com turmas de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Rocha Sobrinho/Bananeiras-PB e Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima/Solânea-PB. Através de instrumentos avaliativos, foi possível observar que houve uma melhor compreensão e assimilação do assunto abordado, evidenciando que as práticas proporcionam um caminho pedagógico eficiente no que diz respeito ao ensino de química.A maneira como as disciplinas das ciências básicas são abordadas acarreta uma dificuldade de assimilação entre os alunos. Geralmente os professores trabalham co" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, QUÍMICA, CASCA DE OVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA13_ID4437_17082015135906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANELY MACIEL DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANELY MACIEL" "autor_email" => "anely-maciel@live.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A maneira como as disciplinas das ciências básicas são abordadas acarreta uma dificuldade de assimilação entre os alunos. Geralmente os professores trabalham com aulas experimentais, expositivas, conceituais e acríticas, levando o educando a memorização de conceitos não proporcionando em um aprendizado significativo. Diante disto, objetivou-se aperfeiçoar o ensino de química através de uma aula contextualizada, que foi utilizado o pó casca de ovo como ingrediente em um bolo formulado em três concentrações de pó (0%, 20% e 40%) tendo como tema gerador a determinação de cálcio do mesmo. Então, foi possível trabalhar, concomitantemente diversas reações químicas que ocorrem na análise em questão e que são estudadas em sala de aula como tema do Exame Nacional do Ensino Médio, contextualizando com a importância do consumo de cálcio para o organismo. As práticas foram realizadas no Laboratório de química/ LABQUIM da Universidade Federal da Paraíba/CCHSA com turmas de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Rocha Sobrinho/Bananeiras-PB e Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima/Solânea-PB. Através de instrumentos avaliativos, foi possível observar que houve uma melhor compreensão e assimilação do assunto abordado, evidenciando que as práticas proporcionam um caminho pedagógico eficiente no que diz respeito ao ensino de química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.