A maneira como as disciplinas das ciências básicas são abordadas acarreta uma dificuldade de assimilação entre os alunos. Geralmente os professores trabalham com aulas experimentais, expositivas, conceituais e acríticas, levando o educando a memorização de conceitos não proporcionando em um aprendizado significativo. Diante disto, objetivou-se aperfeiçoar o ensino de química através de uma aula contextualizada, que foi utilizado o pó casca de ovo como ingrediente em um bolo formulado em três concentrações de pó (0%, 20% e 40%) tendo como tema gerador a determinação de cálcio do mesmo. Então, foi possível trabalhar, concomitantemente diversas reações químicas que ocorrem na análise em questão e que são estudadas em sala de aula como tema do Exame Nacional do Ensino Médio, contextualizando com a importância do consumo de cálcio para o organismo. As práticas foram realizadas no Laboratório de química/ LABQUIM da Universidade Federal da Paraíba/CCHSA com turmas de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Rocha Sobrinho/Bananeiras-PB e Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima/Solânea-PB. Através de instrumentos avaliativos, foi possível observar que houve uma melhor compreensão e assimilação do assunto abordado, evidenciando que as práticas proporcionam um caminho pedagógico eficiente no que diz respeito ao ensino de química.