ARAÚJO, Artur Torres De et al.. Concepções prévias sobre o conceito de frio. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15636>. Acesso em: 23/12/2024 16:10
Segundo Freire antes do estudante ter os primeiros contatos com os conceitos formais que são ensinados na escola, já tiveram seus primeiros contatos com a maioria destes conceitos por meio de sua convivência diária, e dos conhecimentos passados de pai para filho e entre os indivíduos de uma sociedade, que são os conhecimentos de senso comum, geralmente estes são muito resistentes por parte dos indivíduos que o possuem, logo, acredita-se ser de bom alvitre não confrontá-los diretamente, mas criar situações em que os próprios indivíduos possam perceber que tal conhecimento equivocado ou incompleto. Neste trabalho visou-se a identificação do conhecimento de mundo de alguns estudantes acerca do conceito de frio, para isso foram utilizados textos contendo concepções históricas, sociais, culturais, geográficas, ontológicas e filosóficas sobre o tema frio, por meio deste texto os estudantes tinham que responder 3 questões também com mesmo caráter do texto. Após a aplicação do texto e análise das respostas produzidas pelos estudantes foram identificadas 4 visões distorcidas a respeito do frio e uma a respeito do tempo. Para os estudantes o Frio é uma substância; uma reação do corpo; mudança de clima, para climas mais chuvosos ou nublados; causa doenças como gripe, leptospirose entre outas. E Tempo é sinônimo de clima.