Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA ENQUANTO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Estudos apresentam que a causa mais frequente do baixo desempenho escolar em crianças se deve as dificuldades de aprendizagem, muitas vezes desassociada do potencial cognitivo das mesmas, pois essas apresentam-se cognitivamente capazes, é perceptível que muitas das dificuldades escolares podem esta associadas a uma deficiência na educação psicomotora, como problemas de lateralidade, organização espacial, estruturação do esquema corporal, entre outros. Diante disso, o objetivo do presente artigo está em compreender em linhas gerais como se configura a relação da aprendizagem e a educação psicomotora sob a perspectiva das aulas de educação física, dança e artes (pintura), com intuito de estimular uma reflexão acerca do papel dessas atividades no currículo escolar das crianças, a partir do relato de experiência vivenciado por alunos do curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras, Paraíba, durante um estágio que ocorreu na Escola Municipal Maria Guimarães Coelho, na sala do 5º ano, no período de setembro a novembro de 2014. No desenvolvimento do estágio foi possível evidenciar tais ações pedagógicas voltadas ao desenvolvimento e estimulação motora da criança, como as aulas de danças, aulas de educação física e nas aulas de artes, possibilitando assim o desenvolvimento de experiências corporais diversas, estimulando o conhecimento subjetivo do corpo. Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho podemos concluir que a educação psicomotora é de fundamental importância no processo de aquisição da linguagem, e aprendizagem da leitura e da escrita, contribuindo assim para um melhor entendimento da complexidade do processo das primeiras aprendizagens.

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