A EDUCAÇÃO FÍSICA PASSA CONSTANTEMENTE POR TRANSFORMAÇÕES NA SUA ÁREA PEDAGÓGICA. O MANIFESTO CONHECIDO COMO ESCOLA NOVA, BUSCOU EM 1932 LIDERADO POR 3 PROFESSORES, CHAMADOS DE CARDEAIS DA EDUCAÇÃO, ROMPER COM O ENSINO TRADICIONAL, MECANICISTA DE MÉTODOS DIRETIVOS, ONDE O ALUNO APENAS EXECUTAVA AS ORDENS DOS INSTRUTORES, PARA UMA NOVA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM QUE OS DISCENTES PUDESSEM PARTICIPAR ATIVAMENTE DAS AULAS, FAZENDO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO, A PESQUISA PROPÕE COMPARAR OS REGISTROS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NAS ESCOLAS NA CIDADE DE SOUSA – PB COM A PROPOSTA DO MANIFESTO DA ESCOLA NOVA. PARA TANTO A PESQUISA SERÁ QUALITATIVA DE CORTE LONGITUDINAL, BASEADA NOS ESTUDOS DE LUSTOSA (1974) DENTRE OUTROS E DOCUMENTOS DATADOS DA DÉCADA DE 50 (SÉCULO XX), DAS ESCOLAS CAMPO LOCALIZADA NA 13º REGIONAL DE ENSINO DAQUELA CIDADE. ESTUDOS DESTE CUNHO, SÃO VERIFICADOS APENAS NAS CIDADES DE JOÃO PESSOA (CAMINHA ET. AL, 2009) E CAMPINA GRANDE (SANTOS E NASCIMENTO, 2013).