O presente estudo teve como objetivo: Identificar as práticas educativas voltadas para estudantes com deficiência no município de Floriano-PI. Optamos como estratégias de pesquisa um estudo com abordagem qualitativa, o qual foi realizado através da pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos dessa pesquisa foram a Coordenadora da Educação Especial Inclusiva do Município de Floriano-PI e três professoras. O campo da pesquisa foram duas escolas municipais e a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Quanto à produção dos dados, fizemos a entrevista estruturada. A partir dos dados produzidos surgiu uma categoria: Práticas Educativas. Onde utilizamos o procedimento de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram mediante os relatos das entrevistadas que as práticas se baseiam em: Diagnósticos e encaminhamentos; Processo em constante modificação; Interesse do aluno; Idade mental e Tempo. Consideramos então que mais estudos precisam ser desenvolvidos nesta área para que as práticas educativas se tornem cada vez mais eficientes no intuito de promover uma verdadeira educação inclusiva para os estudantes com deficiência intelectual.