A escola pode ser entendida como o lugar e/ou meio responsável por desenvolver no alunado competências comunicativas básicas para a sua atuação no atual mundo globalizado em que faz parte. São elas: leitura, escrita e oralidade. Inúmeras são as ferramentas que as escolas e os docentes fazem uso no processo educativo para alcançar esses objetivos e, entre elas, está o Livro Didático, que é visto como o principal recurso didático-pedagógico usado pelos professores na formação de alunos. A partir da presente contextualização, o nosso trabalho tem como objetivo analisar as práticas de leitura dispostas em um Livro Didático, do 7º ano do Ensino Fundamental, que está atualmente em uso nas escolas públicas de ensino, e analisá-las qualitativamente para entender se estas são significativas para formar leitores competentes. Esse estudo documental dispõe de autores como Marcuschi (2005), Azevedo (2004), Brasil (2009), Martins (2006) entre outros estudiosos, que escrevem sobre a relevância da leitura e do Livro Didático, com o intuito de fundamentar a nossa pesquisa.