O ensino de Biologia atualmente esta caracterizado por uma apresentação do conhecimento científico fragmentado, factual, já construído, não mutável e baseado na memorização, acabando por não levar os estudantes à compreensão do significado da ciência, suas limitações e seu potencial de ação sobre a sociedade como um todo. No entanto, o ensino em biologia, deve estar pautado na construção para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, e que sejam capazes de vivenciarem e utilizarem os conhecimentos em sua vida cotidiana, podendo fazer novas descobertas uteis, utilizando para beneficio próprio ou de toda sociedade. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a contribuição de documentários e atividades lúdicas como modalidade didática inovadora no ensino de biologia da EJA prisional de Cajazeiras-PB. Os resultados foram obtidos a partir da análise do questionário, das discussões e da atividade lúdica (dinâmica) em sala. Os resultados obtidos mostram que os dois instrumentos didáticos utilizados (documentário e atividade lúdica) na aula foram eficientes na construção dos conhecimentos em fisiologia humana, proporcionando aos alunos a questionarem, discutirem e refletirem sobre os sistemas fisiológicos trabalhando em função da manutenção da vida.