Vivemos inseridos em um contexto social diferente dos que vinham perdurando até o século passado: estamos na era tecnológica. Tal realidade atinge diretamente as instituições de ensino, levando os educadores e toda a comunidade escolar a buscar meios de resolver o crescente contraste existente entre algumas práticas educacionais e a realidade vivida em sociedade. É nessa perspectiva que o grupo de bolsistas do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Subprojeto de Língua Portuguesa (UEPB), atuante na Escola Estadual José Soares de Carvalho (Guarabira-PB), juntamente com a supervisora Maria das Dores Justo, empreende projetos que mesclam os conteúdos curriculares, com materiais extras e utiliza-se do apoio da tecnologia. Buscamos nesse trabalho destacar dois dos projetos existentes nas turmas acompanhadas e refletir sobre o que é necessário ao professor nas novas demandas da prática docente. Buscamos trazer inspiração para aqueles que ainda receiam inserir tais recursos no processo de ensino/aprendizagem, dentro e fora de sala de aula.