Este estudo é resultado da conclusão da disciplina “Práticas Escolares e Discursos Psicológicos: Perspectivas Críticas” – Projeto de Extensão para Professores da Rede Pública de Ensino da Universidade de São Paulo. Trata de pesquisa antropológica em uma classe de 2º ano do ensino fundamental para conhecer e analisar como se tem desenvolvido as relações entre professora e alunos. O trabalho traz à tona situações que esta professora vivencia na relação com seus alunos e com a professora coordenadora pedagógica (PCP), assim como situações que os alunos vivenciam entre eles. Destacam-se ainda aspectos relacionados à linguagem, à disciplina escolar, às dificuldades enfrentadas pela professora e suas percepções, além de histórias concretas vividas em classe. O estudo desenvolveu-se com uma professora que leciona para uma turma de 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual, zona leste de São Paulo. Metodologicamente utilizou-se pesquisa qualitativa conforme Delamont e Hamilton, que lançou mão de dados coletados por meio de questionário com perguntas abertas, instrumento “rol de frases incompletas”, observação direta e conversas ocasionais, que pretenderam identificar as diferentes situações vivenciadas por esta professora na relação com seus alunos e com a PCP, nas quais podem ser explicitadas de várias ordens: pedagógica, relacionamento, práticas, preconceitos, dentre outros aspectos e as versões e explicações dadas pelos alunos. Alguns resultados da pesquisa: o trabalho desenvolvido em classe pela professora pesquisada ancora-se em situações de indisciplina e conflitos e dificuldades de aprendizagem.