VITAL, Adriana De Fátima Meira et al.. Aprender solos, brincando com a terra. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15470>. Acesso em: 05/11/2024 16:23
A popularização do ensino de solos é fundamental para minimizar o avanço da degradação das terras, pela possibilidade da sensibilização para com a necessidade de conservação ambiental. O Projeto Solo na Escola/UFCG, eixo do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri – PASCAR, objetiva socializar e disseminar conhecimentos sobre Solos, promovendo a popularização do ensino de Solos, considerando a urgência da abordagem para o estabelecimento de novas atitudes para o enfrentamento do avanço da degradação das terras. As ações são realizadas em rodas de prosas, palestras educativas, espaços de convivência, programas no rádio, dias de campo, visitas monitoradas e oficinas didáticas. Fazendo uso de atividades lúdicas, como o Jogo do Solo, Teatrinho do Solo, Geogine e oficinas de Geotinta, o Projeto Solo na Escola/UFCG, tem atuado em diversas escolas dos municípios do Cariri Paraibano, sempre fortalecendo a dialogicidade e a interação entre os participantes e os integrantes da equipe. Ao longo de sua vigência já se fez presente em 15 municípios do Cariri Ocidental, numa proposta educativa e de formação cidadã, para uma nova visão de mundo, centrada na solidariedade, na afetividade e no respeito pela Terra.