O ensino de ciências e biologia no Brasil, apesar dos avanços nas propostas curriculares, ainda requer soluções de vários problemas nas relações ensino-aprendizagem nas escolas. Este projeto buscou trabalhar os conteúdos de forma inovadora, usando o lúdico como ferramenta e analisando a importância das aulas práticas e dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de ciências com realização de oficinas pedagógicas, onde os educandos puderam assimilar melhor o assunto abordado, tornando eficaz a aprendizagem do conteúdo de animais vertebrados e invertebrados. Foram utilizados como pressupostos teórico-metodológicos, os métodos Crítico-reflexivo e os de Ensino crítico-criativo-social e Lúdico-criativo-experimental, além da Observação Participante tendo como público alvo 31 alunos divididos em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental em uma Escola Pública na cidade de João Pessoa - PB. Para que as oficinas fossem realizadas, houve um trabalho em equipe onde os alunos colaboraram com as gravuras de animais, realizando uma dinâmica onde produziram dois jogos lúdicos. Ao final deste trabalho chegou-se a conclusão que a realização de oficinas pedagógicas juntamente com um método diferenciado em sala de aula trouxe resultados bastante benéficos e significativos no processo de ensino-aprendizagem, sendo prazeroso, tanto ao professor quanto ao aluno.