A educação pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Neste sentido, o Projeto “Cidadania e Cidadanias Mutiladas”, desenvolvido pelos bolsistas do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e professor supervisor em uma escola pública estadual, com alunos do 8º ano, situada em Maceió, teve como objetivo vivenciar a cidadania na escola. As constantes depredações do prédio escolar mostravam uma desvalorização desse espaço, que é um dos símbolos da cidadania. O direito a educação está previsto na Constituição Federal, de 1988. A escola pública e gratuita é uma conquista da sociedade moderna. A sensibilização para a questão da cidadania se deu através da discussão sobre o que é ser cidadão no Brasil, quais são os seus direitos e deveres e como a cidadania se realiza ou não nos lugares. Nessa etapa, buscamos compreender como a presença e/ou ausência de alguns serviços públicos afetam a vida dos alunos e de suas famílias. A partir daí elaboramos discussões em grupos, oficinas com a confecção de cartazes e jogos sobre a cidadania enfatizando a importância do papel do Estado na ampliação dos direitos para os cidadãos. E como a ausência dos serviços públicos afeta negativamente a vida das pessoas que ali vivem, mutilando a cidadania. Nesta etapa também foi discutido a importância de preservação dos bens públicos existentes, dando ênfase à escola, símbolo da cidadania, de um direito conquistado pela sociedade brasileira. Assim, o projeto teve como objetivo compreender como a ausência dos serviços públicos afetam a vida dos alunos e fomentar, através de uma aprendizagem significativa, que os mesmos também são autores na (des)valorização da escola, que é um símbolo da cidadania, mas é alvo de constantes depredações por parte dos próprios alunos.