Este trabalho aborda a importância da literatura dentro do contexto escolar e, em especial, a ampliação da literatura portuguesa neste âmbito. Para tal propósito, este trabalho tem como corpus, o conto “Jesus”, inserido no livro “Bichos” de Miguel Torga. Na busca de atingir os resultados, definiu-se a pesquisa de caráter interpretativo analítico numa perspectiva da abordagem qualitativa que buscou provocar o contato efetivo com a literatura portuguesa. A leitura do conto nos viabilizou reflexão que possibilitou um acesso significativo a diversidade literária exposta e, aos valores análogos imbuídos no conto, com a finalidade de atingir os objetivos pretendidos. Foi extraído um maior rendimento mediante a leitura comparativa do conto, onde vimos narrado no delinear da história, um menino que se aventura subir uma árvore em busca de um pintassilgo. Além de tecer este relato, o conto nos submete a um paralelo religioso, que evoca a via dolorosa de Jesus. Nesse sentido constatamos, que a didática manifestada, desperta no sujeito cognoscente a partir da leitura a construção de um novo olhar sobre a literatura, já que muitos a veem como algo enfadonho e cansativo.