Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: TIC, LETRAMENTO DIGITAL, ALFABETIZAÇÃO DIGITAL, LEITURA, LEITURA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15395
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 3679
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), principalmente do computador e da internet, em sala de aula, precisam ser enfocadas nas práticas escolares de língua portuguesa, principalmente nas formações continuadas do professores dessa fase de escolarização. Ainda, mesmo nesse tempo denominado como Era da Informação, as TIC permanecem como um espaço de transmissão de informações, ao passo que deveríamos observá-las enquanto mediadoras de um conhecimento que deve ser depurado e produzido pelo aprendiz. É preciso, pois, promover o letramento e  a alfabetização digitais, tanto do professor como do aluno, com o propósito de contribuir significativamente para a inclusão dos aprendizes no ciberespaço e nos eventos de letramento que subjazem  as práticas sociais de leitura e escrita, como também para a inclusão dos sujeitos aprendizes em práticas de (multi)letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "TIC, LETRAMENTO DIGITAL, ALFABETIZAÇÃO DIGITAL, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3679_30062015114351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE SOUZA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE SANTOS"
    "autor_email" => "quelynne_santos@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15395
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 3679
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), principalmente do computador e da internet, em sala de aula, precisam ser enfocadas nas práticas escolares de língua portuguesa, principalmente nas formações continuadas do professores dessa fase de escolarização. Ainda, mesmo nesse tempo denominado como Era da Informação, as TIC permanecem como um espaço de transmissão de informações, ao passo que deveríamos observá-las enquanto mediadoras de um conhecimento que deve ser depurado e produzido pelo aprendiz. É preciso, pois, promover o letramento e  a alfabetização digitais, tanto do professor como do aluno, com o propósito de contribuir significativamente para a inclusão dos aprendizes no ciberespaço e nos eventos de letramento que subjazem  as práticas sociais de leitura e escrita, como também para a inclusão dos sujeitos aprendizes em práticas de (multi)letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "TIC, LETRAMENTO DIGITAL, ALFABETIZAÇÃO DIGITAL, LEITURA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3679_30062015114351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE SOUZA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE SANTOS"
    "autor_email" => "quelynne_santos@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), principalmente do computador e da internet, em sala de aula, precisam ser enfocadas nas práticas escolares de língua portuguesa, principalmente nas formações continuadas do professores dessa fase de escolarização. Ainda, mesmo nesse tempo denominado como Era da Informação, as TIC permanecem como um espaço de transmissão de informações, ao passo que deveríamos observá-las enquanto mediadoras de um conhecimento que deve ser depurado e produzido pelo aprendiz. É preciso, pois, promover o letramento e a alfabetização digitais, tanto do professor como do aluno, com o propósito de contribuir significativamente para a inclusão dos aprendizes no ciberespaço e nos eventos de letramento que subjazem as práticas sociais de leitura e escrita, como também para a inclusão dos sujeitos aprendizes em práticas de (multi)letramento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.