Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na formação do cientista social docente. O futuro profissional do cientista social professor é uma questão que diariamente surge na mente de estudantes que estão cursando as ciências Sociais, independente da universidade que os mesmos estejam inseridos. No intuito de elaborar um trabalho que pudesse servir de base para estudos relacionados à formação do cientista social enquanto docente, buscamos analisar aspectos desse Programa formativo que possam ser considerados importantes nessa formação. O PIBID é uma iniciativa para valorizar e aperfeiçoar a formação de professores para educação básica, dando-lhe nova identidade e estímulo. Como bolsistas do PIBID, podemos aqui apresentar sua importância para a na vida de alguns bolsistas deste programa, enquanto estudantes e atuais profissionais. Somos inseridos no cotidiano das escolas da rede pública, vivendo experiências metodológicas, vivendo a prática da docência desde o início de nossa carreira acadêmica, temos a oportunidade de participar de um programa que nos permita vivenciar a realidade de cada espaço escolar, temos a oportunidade de vivenciar a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, propondo soluções científicas, pedagógicas e metodológicas.