A Educação Ambiental tem um papel importante para transmitir informações que busque a conscientização do ser humano quanto ao ambiente. A Pegada Ecológica é uma ferramenta que busca quantificar a perturbação que o homem causa no planeta com base em seus hábitos de vida e consumo. O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil socioambiental dos alunos da escola pública Inácio da Catingueira, no Município de Catingueira, Paraíba, utilizando a pegada ecológica como escala de medida. Foram entrevistados 102 alunos, por meio de um questionário constituído por 25 questões. As questões abrangeram aspectos relacionados à moradia (15 questões), ao transporte (5 questões) e à alimentação (5 questões). Os resultados reportaram que quase a totalidade dos alunos, obtiveram a pontuação no intervalo entre 41 aos 110 pontos, obtendo uma classificação de pegada ecológica dentro de um estilo de vida sustentável (faixa entre 41 e 110 pontos). Dentre os diversos temas, os que tratavam sobre resíduos sólidos foram os que os alunos reportaram ter hábitos menos sustentáveis. A Pegada Ecológica constitui-se se como um instrumento relevante para indicar possíveis tomada de decisão e/ou planejamento em Educação Ambiental na escola voltada para Àqueles temas ou aspectos que os alunos necessitam melhorar quanto a seus hábitos e consumo.