PROCESSOS EDUCACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16799 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 3258 "titulo" => "PROCESSOS EDUCACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "Introdução: partindo do pressuposto de que o processo educacional é algo dinâmico e sofre alterações constantes, a disciplina de Estagio Básico IV - Processos Educacionais do curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria, propõe um estágio básico em uma escola pública para os discentes do 5º período. A escola escolhida para o estágio encontra-se em Uiraúna, alto sertão paraibano. O intuito do estágio é analisar o contexto educacional diante das diversas vertentes estabelecidas no espaço escolar. No decorrer do estagio foi possível, analisar a estrutura da escola através do Projeto Político Pedagógico (PPP), como também observar o material utilizado em sala, as relações estabelecidas no processo de ensino/aprendizagem e as relações interpessoais. Objetivo: observar todo contexto da sala de aula, analisar o comportamento de um aluno específico em sala, suas relações com os colegas, com a professora e também coletar dados da vivencia desse aluno através de uma entrevista com a mãe do mesmo. Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi utilizado como instrumento para coleta de dados uma entrevista estruturada aplicada a professora e a responsável pelo o aluno, com o propósito de conhecer melhor a dinâmica escolar e familiar do aluno em questão. Resultados: através das observações feitas em sala de aula, das informações obtidas com a professora e a entrevista realizada com a mãe do aluno observado, foi possível se chegar a um resultado de que o comportamento inadequado apresentado pelo aluno em sala de aula trata-se de diversas características de um suposto transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Conclusão: A partir desta hipótese diagnóstica levantada, fazendo um paralelo com o cotidiano escolar vivido durante o estágio, foi possível perceber a importância de termos um olhar voltado não somente para a aprendizagem e sim para todo o processo educacional, inclusive, para as diversas singularidades e especificidades que compõem a individualidade de cada aluno em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, PROCESSOS EDUCACIONAIS, DÉFICIT DE ATENÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID3258_28072015193202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANNE DE SOUSA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "SUZANNE" "autor_email" => "suzanne.pb@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16799 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 3258 "titulo" => "PROCESSOS EDUCACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO" "resumo" => "Introdução: partindo do pressuposto de que o processo educacional é algo dinâmico e sofre alterações constantes, a disciplina de Estagio Básico IV - Processos Educacionais do curso de Psicologia da Faculdade Santa Maria, propõe um estágio básico em uma escola pública para os discentes do 5º período. A escola escolhida para o estágio encontra-se em Uiraúna, alto sertão paraibano. O intuito do estágio é analisar o contexto educacional diante das diversas vertentes estabelecidas no espaço escolar. No decorrer do estagio foi possível, analisar a estrutura da escola através do Projeto Político Pedagógico (PPP), como também observar o material utilizado em sala, as relações estabelecidas no processo de ensino/aprendizagem e as relações interpessoais. Objetivo: observar todo contexto da sala de aula, analisar o comportamento de um aluno específico em sala, suas relações com os colegas, com a professora e também coletar dados da vivencia desse aluno através de uma entrevista com a mãe do mesmo. Metodologia: trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi utilizado como instrumento para coleta de dados uma entrevista estruturada aplicada a professora e a responsável pelo o aluno, com o propósito de conhecer melhor a dinâmica escolar e familiar do aluno em questão. Resultados: através das observações feitas em sala de aula, das informações obtidas com a professora e a entrevista realizada com a mãe do aluno observado, foi possível se chegar a um resultado de que o comportamento inadequado apresentado pelo aluno em sala de aula trata-se de diversas características de um suposto transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Conclusão: A partir desta hipótese diagnóstica levantada, fazendo um paralelo com o cotidiano escolar vivido durante o estágio, foi possível perceber a importância de termos um olhar voltado não somente para a aprendizagem e sim para todo o processo educacional, inclusive, para as diversas singularidades e especificidades que compõem a individualidade de cada aluno em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, PROCESSOS EDUCACIONAIS, DÉFICIT DE ATENÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID3258_28072015193202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANNE DE SOUSA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "SUZANNE" "autor_email" => "suzanne.pb@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }