GÓIS, Raul De et al.. Estratégias de ensino do direito: a câmara de mediação. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/16006>. Acesso em: 05/11/2024 14:04
Resumo: O trabalho tem por objetivo problematizar sobre a utilização da mediação jurídica na formação do discente como melhor cidadão e profissional em uma sociedade que parece estar cada vez mais distante dos valores cidadãos e com uma visão cada vez mais deturpada quanto ao real significado e uso dos Diretos Humanos. Trata-se de um estudo teórico e descritivo. Objetivando conhecer nosso campo de estudos utilizamos o método da revisão sistemática da literatura. Os textos encontrados foram sistematizados em eixos temáticos norteados pelos conceitos centrais utilizados pelos autores. Procedeu-se a uma breve análise de conteúdo. Percebe-se que participar de uma mediação exige um bom conhecimento não somente de técnicas para conduzir o diálogo entre as pessoas, mas também da nossa Constituição, já que esta foi extremamente baseada nos direitos humanos e, por isso é repleta de garantias fundamentais, portanto a prática desta técnica ainda na Universidade é elemento fundamental para as futuras intervenções profissionais. A mediação apresenta-se como um importante aliado ao contexto atual, ao passo que agiliza o processo de solução dos litígios. A experiência prática da Câmara de Mediação na Universidade garante o direito fundamental do cidadão de acesso à justiça e pacifica a realidade social. Destacamos, sobretudo a aprendizagem e o desenvolvimento de atitudes e habilidades dos estudantes de Direito.