O presente trabalho objetiva refletir sobre o uso da maquete no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Trata-se de uma atividade realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID do curso de licenciatura em Geografia, da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, Campus de Cajazeiras-PB. O mesmo apresenta os resultados de uma ação desenvolvida com os alunos do 6º ano A do ensino fundamental da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, no qual utilizamos a maquete, como ferramenta metodológica para a construção do conceito de Geografia a partir do seu objeto de estudo, o espaço geográfico. Para tanto, esse trabalho traz uma abordagem s sobre o uso da maquete no processo de ensino e aprendizagem em geografia, a fim de identificar os espaços de vivência dos alunos; diferenciar e relacionar o espaço urbano e o rural, mostrando a importância de ambos os espaços. Nesse sentido, torna-se fundamental a utilização de novos recursos e metodologias na sala de aula, para uma maior efetivação do processo de ensino e aprendizagem, e evidentemente uma nova percepção a cerca da dos conhecimentos geográficos.